Devolução de taxas do concurso IBGE deve começar em maio

Data prevista para devolução pelo IBGE em conjunto com o Cebraspe é dia 18 de maio de 2020. Editais serão relançados em 2021. Veja como solicitar a devolução.

concurso ibge vagas temporárias

Saiba como pedir a devolução da taxa de inscrição do concurso IBGE -

Como já é do conhecimento de muitos concurseiros, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu cancelar o concurso que ia acontecer em 2020, por causa da pandemia do Coronavírus. Agora, o esforço conjunto do órgão e do Cebraspe está se voltando para a tarefa de devolver aos candidatos o valor pago pela inscrição o mais breve possível.

O adiamento do Censo Demográfico para 2021 foi uma decisão tomada em respeito ao que foi recomendado pelo Ministério da Saúde. A instituição considerou que seria inviável realizar o treinamento dos supervisores e recenseadores para a operação censitária.

Como receber a taxa de inscrição do concurso IBGE

Primeiramente, o IBGE vai aguardar o Cebraspe encaminhar todas as informações cadastrais de cada um dos pagantes. Somente após esse procedimento é que será possível efetivar o reembolso.

A forma de devolução do valor será por ordem de pagamento e apenas nas agências do Banco do Brasil. O valor a ser recebido é de R$ 23,61 ou R$ 35,80, conforme a função escolhida no ato da inscrição.

Mas os candidatos não precisam fazer procedimento algum por enquanto, uma vez que a previsão dada para a liberação desses recursos é o dia 18 de maio de 2020.

No momento oportuno para se fazer a devolução todos receberão, tanto por e-mail quanto pelos sites do IBGE e do Cebraspe, as orientações necessárias.

Concurso IBGE ficará para 2021

Conforme informamos, o IBGE se comprometeu com o Ministério da Saúde a destinar o orçamento do Censo 2020 para a promoção de "ações de enfrentamento ao coronavírus".

Ao todo, os dois editais preencherão 208.695 vagas para suprir as demandas do Censo Demográfico 2021. A distribuição das vagas será a seguinte:

  • 5.462 vagas para a função de Agente Censitário Municipal (ACM);
  • 22.676 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS); e
  • 180.557 vagas para Recenseador.

Provas IBGE 2021

Os inscritos para as milhares de vagas temporárias do IBGE irão responder uma prova objetiva, que vai ser aplicada nos municípios sede dos postos de coleta, conforme a distribuição de vagas.

Os candidatos a Recenseador ainda irão participar de um treinamento feito pelo próprio IBGE, tendo também um caráter eliminatório e classificatório.

O alerta que damos aos candidatos é que não se sintam frustrados! Sigam estudando com afinco.

Veja mais:

Tópico: IBGE

Compartilhe

Comentários