Vem aí tempestades e fortes chuvas em 527 cidades, avisa INMET

Novos alertas sobre a previsão do tempo foram emitidos pelo INMET. Existe o risco de queda de granizo em parte da região Sul. Confira as informações.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou quatro novos avisos sobre a previsão do tempo, que valem a partir desta quarta-feira, 7/5. Conforme as informações, 527 municípios devem enfrentar chuvas intensas ou tempestades em graus diferentes de severidade.

continua depois da publicidade

Um dos comunicados ressalta a possibilidade de acumulado de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Nesse caso, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco. Até porque o aviso foi classificado como “perigo potencial”.

Nordeste Baiano, Sul Baiano, Central Espírito-santense, Metropolitana de Salvador, Leste Sergipano, Litoral Norte Espírito-santense, Noroeste Espírito-santense, Centro Norte Baiano, Sul Espírito-santense e Centro Sul Baiano são as áreas que podem ser impactadas.

Leia também

A previsão do acumulado se estenderá até às 10h de quinta-feira, 8. Durante o período, será necessário evitar o mau tempo e observar possíveis alterações nas encostas. Também não é recomendado usar aparelhos eletrônicos ligados diretamente à tomada, de acordo com o INMET.

continua depois da publicidade

“Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, complementa o instituto.

Onde haverá tempestade?

Dois avisos específicos de tempestade foram emitidos pelo INMET. O primeiro, classificado como “perigo”, vale até às 22h desta quarta-feira, 7, para Sudoeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense e Centro Ocidental Rio-grandense. Existe o risco de queda de granizo nessas áreas.

Além disso, as chuvas podem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com a possibilidade de ventos intensos (60 km/h a 100 km/h). Existe chance considerável de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Já o segundo foi classificado como “perigo potencial” e se estenderá até às 5h de quinta-feira, 8. Mas, nesse caso, quais áreas podem ser afetadas?

continua depois da publicidade

Em suma, o Sudoeste Rio-grandense, o Centro Ocidental Rio-grandense, o Noroeste Rio-grandense, o Sudeste Rio-grandense, a Metropolitana de Porto Alegre e o Centro Oriental Rio-grandense. Mesmo que o risco seja baixo, há possibilidade de corte de energia e alagamentos.

As chuvas podem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h) e possibilidade de queda de granizo.

Alerta de chuvas intensas

Vigente até às 10h de quinta-feira, 8, outro aviso também foi divulgado pelo INMET, mas, dessa vez, sobre a possibilidade de chuvas intensas em algumas áreas das regiões Norte e Centro-Oeste. O temporal foi classificado como “perigo potencial”, com baixo risco de corte de energia.

Áreas potencialmente afetadas: Baixo Amazonas, Norte Mato-grossense, Sudoeste Paraense, Norte de Roraima, Leste Rondoniense, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Norte Amazonense, Madeira-Guaporé e Sul de Roraima.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade