O Tribunal de Contas do estado de Pernambuco (TCE PE) deu mais um importante passo para o lançamento do seu novo edital. Nesta segunda-feira (28/04), o órgão enviou um projeto de lei visando a criação de novos cargos para o concurso TCE PE 2025.
O texto, que foi repassado à Assembleia Legislativa (Alepe), informa que o certame contará com essas funções atualizadas e também outras que já existem na estrutura do Tribunal.
O objetivo é suprir demandas de áreas em déficit e ocupar vagas em aberto por causa da aposentadoria de servidores. Ao que tudo indica, essas oportunidades serão distribuídas entre quatro carreiras de nível superior.
De acordo com o órgão, a oferta deverá ser de 58 vagas imediatas, contemplando diferentes áreas de atuação. O novo quantitativo conta com 14 vagas a mais do que o anunciado inicialmente.
Vale ressaltar que o certame já definiu a Fundação Getúlio Vargas (FGV) como banca organizadora. A escolha da empresa foi anunciada no dia 24 de abril.
Conheça as vagas do concurso TCE PE

Saiba o que esperar das oportunidades do novo concurso TCE PE. Foto: montagem / Concursos no Brasil
O Tribunal informou que, caso o projeto de lei seja aprovado pela Alepe, o total de vagas deverá ser dividido desta maneira:
- 19 vagas de Auditor de Controle Externo, nas áreas de Contas Públicas, Saúde Pública, Obras Públicas e Tecnologia da Informação;
- 19 vagas de Analista de Controle Externo, nas áreas de Contas Públicas, Obras Públicas e Tecnologia da Informação;
- 18 vagas de Analista de Gestão, nas áreas de Administração e Julgamento;
- 2 vagas de Procurador Jurídico, na área do Direito.
Essas oportunidades deverão ser preenchidas dentro do prazo de validade do concurso TCE PE 2025. As funções contam com jornadas de 30 horas de trabalho por semana, e a expectativa é de que os salários cheguem a R$ 41 mil mensais, dependendo do cargo.