Vem aí fortes chuvas em mais de 2 mil cidades, avisa INMET

Três avisos foram divulgados pelo INMET; um deles informa sobre a possibilidade de acumulado de chuva. Diversos municípios podem ser impactados.

Um novo temporal deve atingir grande parte do país, conforme avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Os alertas possuem níveis diferentes de severidade: “potencial perigo” ou “perigo”. Pelo menos 2.085 municípios podem ser impactados pela previsão.

continua depois da publicidade

Inclusive, segue em vigor o alerta sobre o acumulado de chuva no Centro-Norte Baiano, Nordeste Baiano, Centro-Sul Baiano, Metropolitana de Salvador e Sul Baiano. Nesse caso, o volume de água entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia se estenderá até às 23h59 desta quarta, 23/4.

É importante evitar o mau tempo, além de observar mudanças nas encostas. Se possível, o instituto recomenda que os cidadãos desliguem aparelhos elétricos e até mesmo o quadro geral de energia. Há o risco considerável de alagamentos e deslizamentos de encostas, por exemplo.

Leia também

Chuvas com alerta amarelo

Chuvas e tempestades hoje

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay

Outro aviso denota a possibilidade de chuvas intensas com grau de severidade classificado como “perigo potencial”. Ou seja, o volume de água pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). A previsão vai até às 10h de quinta, 24/4.

continua depois da publicidade

Existe o baixo risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Confira algumas das inúmeras áreas que podem ser afetadas:

  • Centro Goiano;
  • Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
  • Leste Goiano;
  • Nordeste Paraense;
  • Sul Cearense;
  • Centro-Sul Baiano;
  • Sudeste Paraense;
  • Ocidental do Tocantins;
  • Oeste Maranhense;
  • Norte Cearense;
  • Noroeste Cearense;
  • Central Potiguar;
  • Sertões Cearenses;
  • Centro-Sul Mato-grossense;
  • Vale do Acre;
  • Sul Goiano;
  • Oeste Potiguar;
  • Leste Maranhense;
  • Marajó;
  • Centro-Norte Piauiense;
  • Nordeste Mato-grossense;
  • Leste de Mato Grosso do Sul;
  • Centro-Norte Baiano;
  • Sertão Paraibano;
  • Agreste Paraibano;
  • Sudeste Piauiense;
  • Nordeste Baiano;
  • Norte Maranhense;
  • Centro-Norte de Mato Grosso do Sul;
  • Dentre outras.

Temporal mais severo

Ademais, o INMET também informou sobre o risco de chuvas classificadas como “perigo” em parte do Amapá, Pará e Maranhão. A previsão também ficará em vigor até às 10h de quinta, 24/4. Há o risco de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.

continua depois da publicidade

Por sua vez, os ventos podem ter velocidade de 60 km/h a 100 km/h. Existe a possibilidade mais considerável de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Se possível, vale a pena desligar aparelhos e o quadro geral de energia.

Oeste Maranhense, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Norte do Amapá, Centro Maranhense, Nordeste Paraense, Marajó, Metropolitana de Belém, Sul do Amapá e Sudeste Paraense são as áreas que podem ser impactadas pelo temporal, conforme o comunicado do instituto.

Leia também

Concursos em sua
cidade