Mais chuvas intensas estão previstas em boa parte do país, impactando 3.335 municípios espalhados por todas as regiões brasileiras. As informações foram divulgadas recentemente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e valem a partir desta quarta-feira, 12/3.
Em todos os casos, a previsão terá vigência até às 10h de quinta-feira, 13/3. Os avisos possuem graus diferentes de severidade: “perigo potencial” ou “perigo”. Inclusive, o instituto informou sobre a possibilidade de acumulado de chuva em algumas localidades.
Mais precisamente, na Metropolitana de Curitiba, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte Catarinense, Litoral Sul Paulista e Itapetininga. O volume do acumulado pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, sendo necessário evitar o mau tempo nas próximas horas.
Há o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em determinadas áreas. Se possível, é recomendado desligar aparelhos e o próprio quadro geral de energia. Dúvidas podem ser sanadas pela Defesa Civil (telefone 199) e pelos Bombeiros (telefone 193).
Chuvas intensas classificadas como “perigo potencial”
Quando os avisos são classificados como “perigo potencial”, existe o indício de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Em contrapartida, o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores e alagamentos é considerado baixo.
O primeiro comunicado vale para diversas áreas do país, sendo mais abrangente que os demais. Confira algumas delas:
- Centro Goiano;
- Leste Goiano;
- Norte Pioneiro Paranaense;
- Serrana;
- Oeste Catarinense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Norte Cearense;
- Noroeste Cearense;
- Sertões Cearenses;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Sul Goiano;
- Presidente Prudente;
- São José do Rio Preto;
- Metropolitana de Curitiba;
- Leste Maranhense;
- Centro-Norte Piauiense;
- Vale do Itajaí;
- Sudeste Paraense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Campinas;
- Oeste de Minas;
- Oeste Potiguar;
- Noroeste Rio-grandense;
- Bauru;
- Piracicaba;
- Grande Florianópolis;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Dentre outras.
O segundo aviso contempla o Norte e Sul do Amapá, enquanto o terceiro vale para Sudoeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Centro Oriental Rio-grandense e Centro Ocidental Rio-grandense.
Temporal com aviso de “perigo”
O INMET também informou sobre a possibilidade de chuvas intensas classificadas como “perigo”, ou seja, risco considerável de corte de energia, volume de água entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos ainda mais intensos (60-100 km/h).
O primeiro aviso vale para algumas áreas, incluindo Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Oeste Maranhense, Marajó, Norte Maranhense, Baixo Amazonas, Norte Mato-grossense, Sudoeste Paraense, Norte do Amapá, Centro Amazonense, Metropolitana de Belém e assim por diante.
Por fim, o segundo comunicado contempla 10 municípios que ficam no Sudeste Rio-grandense.