A semana começa com fortes chuvas em grande parte do país, como sinalizou o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). De acordo com a previsão atualizada do tempo, pelo menos 2.516 municípios espalhados por todas as regiões brasileiras devem enfrentar temporais.
Os novos avisos valem a partir desta segunda-feira, 17/2. Existe o risco de tempestades e queda de granizo, inclusive, nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Os níveis de severidade são diferentes a depender da localidade analisada pelo instituto.
Em caso de rajadas de vento, vale a pena tomar algumas precauções, como evitar o uso de aparelhos ligados diretamente à tomada. Também é desaconselhável estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Pedestres devem evitar ficar embaixo de árvores.
Tempestades na região Sul

Semana começa com chuvas em várias cidades do país. Foto: Reprodução / Pixabay
Com nível de severidade classificado como “perigo”, o novo aviso do INMET prevê a incidência de tempestades em determinadas áreas dos estados sulistas. O temporal deverá se estender até às 10h de terça-feira, 18/2. Chuva entre 30 e 60 mm/h e risco de corte de energia elétrica.
Além do mais, existe a possibilidade de queda de granizo. Confira algumas das áreas que podem ser afetadas: Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Curitiba e assim por diante.
Mais tempestades e granizo também estão previstas na região Sul, mas com grau de severidade classificado como “perigo potencial”. Ou seja, volume de água entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Risco baixo de corte de energia elétrica.
Para as áreas do Sudoeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, a previsão vale até às 18h desta segunda, 17/2. Agora, em alguns perímetros do Paraná, o temporal deverá se estender até às 10h de terça, 18/2.
Chuvas intensas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste
O primeiro aviso, com risco classificado como “perigo”, contempla parte da região Norte, valendo até às 10h de terça, 18/2. Vale do Acre, Leste Rondoniense, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Norte Mato-grossense e Sul Amazonense são algumas das áreas afetadas.
Já o segundo comunicado, visto como “perigo potencial”, também se estende no mesmo período, mas poderá atingir diferentes localidades do Nordeste e Centro-Oeste, além de outros perímetros do Norte. Confira, abaixo, algumas das áreas abrangidas na previsão do tempo:
- Centro Goiano;
- Leste Goiano;
- Nordeste Paraense;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Norte Cearense;
- Noroeste Cearense;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Sul Goiano;
- Oeste Potiguar;
- Central Potiguar;
- Leste Maranhense;
- Marajó;
- Nordeste Mato-grossense;
- Agreste Paraibano;
- Norte Maranhense;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Baixo Amazonas;
- Mata Paraibana;
- Oriental do Tocantins;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Sudeste Mato-grossense;
- Norte Goiano;
- Centro-Norte Piauiense;
- Sul Maranhense;
- E assim por diante.