O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou avisos com novas previsões do tempo pelo país, que valem a partir desta quinta-feira, 13/2. Pelo menos 3.166 municípios de todas as regiões brasileiras devem enfrentar temporais com chuvas consideradas como intensas.
Além do mais, o instituto também aponta o risco de acumulado de chuva em parte da região Sul, com grau de severidade classificado como “perigo”. Nesse caso, o volume da água pode ficar entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, sendo necessário ter cuidado redobrado.
Afinal, existe a possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco. Um dos comunicados sobre acumulado de chuva vale até às 12h desta quinta, 13/2, podendo afetar algumas áreas específicas.
É o caso da Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Serrana, Nordeste Rio-grandense. Já outro, que se estende até às 21h, afetará perímetros como a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Sul Catarinense, Serrana e Nordeste Rio-grandense.
Por fim, o terceiro aviso foi direcionado para Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Norte Catarinense, tendo vigência até às 23h.
Chuvas intensas classificadas como perigo
O instituto informou sobre a possibilidade de chuvas intensas em parte da Região Norte com grau de severidade classificado como perigo. Volume da água pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com a incidência de ventos intensos (60-100 km/h).
Existe o risco considerável de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Valendo até às 9h de sexta, 14/2, o primeiro comunicado abrange o Nordeste Paraense, Marajó, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense e Norte do Amapá.
Também foram inclusos no mesmo comunicado: Oeste Maranhense, Metropolitana de Belém, Centro Amazonense, Sudeste Paraense e Sul do Amapá. Já o segundo aviso terá vigência até às 11h de sexta, 14/2, no Acre e Amazonas.
Mais precisamente, nas áreas do Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Vale do Juruá, Norte Amazonense, Vale do Acre.
Temporal em grande parte do país

No país, vários municípios estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay
Milhares de cidades espalhadas pelo país também devem enfrentar chuvas intensas, mas classificadas como “perigo potencial”. Ou seja, volume de água entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Ventos intensos tendem a ter velocidade de 40 a 60 km/h).
Por outro lado, o risco é baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Previsão vale até às 11h de sexta, 14/2, afetando inúmeras áreas, como:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Nordeste Paraense;
- Norte Pioneiro Paranaense;
- Serrana;
- Oeste Catarinense;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Norte Cearense;
- Noroeste Cearense;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Sul Goiano;
- Presidente Prudente;
- São José do Rio Preto;
- Metropolitana de Curitiba;
- Leste Maranhense;
- Marajó;
- Vale do Itajaí;
- Nordeste Mato-grossense;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Campinas;
- Noroeste Rio-grandense;
- Bauru;
- Piracicaba;
- E assim por diante.