Concurso Brigada Militar RS tem organizadora contratada; 1.350 vagas

Concurso Brigada Militar, no estado do Rio Grande do Sul, terá oportunidades para candidatos com nível superior de escolaridade.

O concurso Brigada Militar RS, no estado do Rio Grande do Sul, tem edital previsto para a abertura de 1.350 vagas, sendo 1.200 para Soldados e 150 para Oficiais. A última atualização do certame foi quanto à definição da banca organizadora responsável por sua execução.

continua depois da publicidade

A autorização para a seleção foi concedida pelo governador Eduardo Leite, e uma nova comissão foi estabelecida para substituir o grupo de trabalho anterior. Os profissionais designados vão auxiliar nos procedimentos de elaboração do edital e aplicação das provas.

Concurso Brigada Militar RS: situação atual

Leia também
Concurso Brigada Militar RS, Vagas Brigada Militar RS, BMRS.

Concurso Brigada Militar RS está previsto ainda para 2025. Foto: montagem / Concursos no Brasil.

O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) será responsável pela organização e execução do concurso público. A contratação dessa empresa especializada será válida pelo período de 365 dias.

Conforme o contrato 2025/020356, os candidatos serão avaliados nas seguintes fases:

continua depois da publicidade
  • Exame de Capacidade Intelectual, dividido em quatro etapas sob responsabilidade da banca: prova objetiva, prova discursiva, prova oral e prova de títulos;
  • Exame de saúde, que será executada pela Brigada Militar;
  • Exame de capacitação física;
  • Exame psicológico.

O resumo do contrato foi divulgado no site do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, edição de 12 de fevereiro de 2025, nº 31, na página 125.

Concurso Brigada Militar RS: veja como foi o último certame

O último certame da Brigada Militar do Rio Grande do Sul foi realizado em 2021, organizado sob responsabilidade da banca Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.

Na oportunidade, foram abertas 4.000 vagas de Praça de Polícia Ostensiva – Soldado de nível III, que exigia nível médio de escolaridade, com reserva para candidatos negros. Além disso, era preciso ter altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino, e de 1,60m, para candidatas do sexo feminino, para disputar uma das vagas.

continua depois da publicidade

Aqueles que fossem contratados iriam receber o subsídio na graduação de Soldado da Brigada Militar no valor de R$ 4.689,23 e demais vantagens, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os candidatos do concurso Brigada Militar RS de 2021 foram avaliados em diferentes fases, incluindo prova objetiva, exame de saúde, teste de aptidão física e avaliação psicológica.

As provas objetivas foram compostas por 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação específica, conhecimentos gerais, Matemática, Direitos Humanos e Cidadania e Informática.

Leia também

Concursos em sua
cidade