Lua Cheia, Nova e mais: as fases da Lua em janeiro de 2025

As Fases da Lua em janeiro de 2025. Veja quando acontecem a Lua Cheia, Nova, Minguante e Crescente neste mês

O calendário lunar de janeiro de 2025 já pode ser consultado para você acompanhar as diferentes fases da Lua. Os dias em que cada fase ocorre variam a cada mês, porque o ciclo lunar possui duração média de 29,5 dias e não coincide sempre com o calendário regular.

continua depois da publicidade

Neste período, você poderá ver a Lua nos estágios nova, crescente, cheia e minguante. Muitas pessoas consideram as fases da Lua para diversas atividades, acreditando que elas podem influenciar o cotidiano e até o humor.

Um exemplo popular é o corte de cabelo, pois há a crença de que a Lua exerce um poder especial sobre a aparência dos fios. Além disso, o astro tem uma forte influência no campo esotérico, simbolizando o inconsciente, a ancestralidade e o espiritual.

Leia também

Fases da Lua em janeiro de 2025

Segundo o calendário lunar de janeiro, o satélite natural estará completamente visível apenas na primeira metade do mês.

continua depois da publicidade

A Lua cheia de janeiro, conhecida como “Lua do Lobo”, recebeu esse nome dos povos nativos da América do Norte, que observavam as fases da Lua para marcar a passagem do tempo.

Este nome foi dado porque, durante essa época, os lobos ficam mais ativos no norte do continente, uivando sob a luz do astro. Confira as datas das fases da Lua em janeiro:

Lua Crescente – 6 de janeiro

Na fase crescente, a Lua completou aproximadamente um quarto de sua órbita ao redor da Terra e começa a ficar parcialmente visível. Observamos metade de sua superfície iluminada.

Este é o primeiro quarto crescente, uma transição para a Lua cheia. À medida que os dias avançam, a luz visível da Lua (chamada luz crescente) aumenta.

continua depois da publicidade

Lua Cheia – 13 de janeiro

A Lua cheia ocorre quando a Terra está entre o Sol e a Lua, e o hemisfério iluminado do nosso satélite é completamente visível da superfície da Terra.

É o ponto do ciclo no qual a Lua brilha mais intensamente no céu noturno e chama a atenção dos observadores pela sua imponência e brilho.

Este evento tem implicações culturais, espirituais e práticas, como marcar épocas de colheita ou rituais específicos em diversas culturas.

Além disso, é a única fase lunar em que podem ser observados eclipses lunares, se os três corpos celestes (o Sol, a Terra e a Lua) estiverem perfeitamente alinhados.

Lua Minguante – 21 de janeiro

Esta fase acontece quando a Lua percorreu três quartos de sua órbita; aqui vemos novamente metade de sua face iluminada (a metade que não estava visível na fase crescente).

continua depois da publicidade

O brilho visível da Lua diminui progressivamente a cada noite, um fenômeno conhecido como “luz minguante”.

Lua Nova – 29 de janeiro

A Lua nova ocorre quando a Lua está entre a Terra e o Sol, posicionada de tal forma que o hemisfério iluminado pelo Sol não é visível do nosso planeta. Neste ponto, a Lua não reflete luz de volta para a Terra e parece “desaparecer” no céu noturno.

Esta fase marca o início do ciclo lunar e é um momento importante para agricultores, astrônomos e astrólogos, simbolizando um novo começo.

Haverá superluas em 2025?

Sim, em 2025 teremos três superluas, eventos em que a Lua se encontra mais próxima da Terra em sua órbita, fazendo com que pareça até 14% maior e mais brilhante no céu.

continua depois da publicidade

A primeira superlua do ano ocorrerá em 6 de outubro, conhecida como Lua da Colheita, às 0h50. As outras duas datas são: 5 de novembro (Lua do Castor) às 10h21 e 4 de dezembro (Lua Fria) às 20h15.

Leia também

Concursos em sua
cidade