O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) atualizou o sistema com novas previsões do tempo, que valem a partir desta terça-feira, 7/1. Existe a possibilidade de temporal de nível intenso em, pelo menos, 3.613 municípios espalhados por todas as regiões, exceto a Sul.
A depender do perímetro, os cidadãos podem enfrentar risco de corte de energia elétrica, além de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, mesmo que a chance sejam baixas em determinadas cidades. Rajadas de vento, inclusive, devem ser vistas com cuidado.
Se for o caso, evite se abrigar debaixo de árvores e usar aparelhos eletrônicos ligados diretamente à tomada. Também é recomendado não estacionar os veículos perto de torres de transmissão, além de placas de propaganda. Não há previsão específica para queda de granizo.
Chuvas intensas classificadas como “perigo potencial”
Em 2.692 municípios das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, existe o risco de chuvas intensas, que foram sinalizadas como “perigo potencial”. Volume de água pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com incidência de ventos intensos (40-60 km/h).
Conforme primeiro aviso, as seguintes áreas podem ser afetadas:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Central Mineira;
- Nordeste Paraense;
- Centro Sul Baiano;
- Sudeste Paraense;
- Zona da Mata;
- Ocidental do Tocantins;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Sul Goiano;
- Vale do Rio Doce;
- Central Espírito-santense;
- São Francisco Pernambucano;
- Marajó;
- Centro-Norte Piauiense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Noroeste Espírito-santense;
- Oeste de Minas;
- Campinas;
- Vale do Mucuri;
- Norte de Minas;
- Sertões Cearenses;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Sul Baiano;
- Sul Espírito-santense;
- Baixo Amazonas;
- Metropolitana de Belo Horizonte;
- Norte do Amapá;
- Sudoeste Amazonense;
- Metropolitana de Belém;
- Metropolitana de São Paulo;
- Macro Metropolitana Paulista;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Centro Norte Baiano;
- Norte Piauiense;
- Metropolitana do Rio de Janeiro;
- Distrito Federal;
- Madeira-Guaporé;
- Norte Fluminense;
- Vale do Juruá;
- Dentre outras, conforme consta na íntegra do aviso do INMET.
Já o segundo comunicado diz respeito às áreas do Sul Cearense, Vale São-Franciscano da Bahia, Sertões Cearenses, Sertão Paraibano, Centro-Sul Cearense, São Francisco Pernambucano, Sertão Pernambucano. Em todos os casos, a previsão valerá até às 10h do dia 8/1.
Temporal classificado como “perigo”
Em contrapartida, existe o risco de chuvas intensas com grau de severidade classificado como “perigo” em outras 921 cidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Volume pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com possíveis ventos intensos (60-100 km/h).
A previsão vale a partir das 12h desta terça, 7/1, se estendendo até às 5h do dia seguinte, 8/1. O primeiro dos avisos abrange áreas como Sudeste Paraense, Oeste Maranhense, Ocidental do Tocantins, Centro Maranhense, Sertão Pernambucano, Sul Maranhense, etc.
Por fim, outro comunicado compreende áreas como Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Central Espírito-santense, Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul Espírito-santense, Jequitinhonha, Noroeste Fluminense e assim por diante.