O Ministério Público do estado do Rio de Janeiro (MP RJ) publicou o extrato de contratação da banca organizadora do seu novo certame. Esse é um passo muito importante que faz o edital do concurso MP RJ estar cada vez mais próximo de ser publicado.
A empresa encarregada de prestar serviços técnicos e especializados de organização e execução das etapas é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O acordo ficou no valor de R$ 2.280.000,00, com validade de 24 meses, e foi publicado no Diário Oficial do órgão, edição 1.506.
O documento, de nº 228/2024, traz alguns detalhes da seleção, incluindo os nomes dos cargos a serem ofertados.
Quais serão as vagas do concurso MP RJ?
O quantitativo a ser disponibilizado ainda é desconhecido, mas os interessados em participar do certame podem se preparar para concorrer a oportunidades no setor Administrativo. O concurso MP RJ deve oferecer oportunidades para Analista do Ministério Público, que requer nível superior completo.
Nesse caso, haverá oportunidades para áreas específicas, como Processual e Tecnologia da Informação. Mas o edital também deve oferecer vagas para quem tem graduação independentemente da área de formação.
Outro cargo a ser ofertado é o de Técnico do Ministério Público, que costuma ser voltado para candidatos de nível médio. O cargo será dividido entre as áreas Administrativas e de Notificação e Atos Intimatórios.
O que esperar das etapas do concurso MP RJ?
É possível que o novo edital siga o formato do anterior, realizado em 2019, tendo em vista que a banca organizadora também foi a FGV, e essa empresa tende a manter um padrão. Sabendo disso, os candidatos podem se preparar para etapa de provas objetivas, com conteúdos que devem incluir:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico Matemático;
- Organização do Ministério Público;
- Conhecimentos de Direito.
As disciplinas podem variar e o grau de conhecimento cobrado também. Esses detalhes serão confirmados quando o edital for publicado.