Candidatos aprovados no concurso TCU (Tribunal de Contas da União), realizado em 2021, ainda têm chance de ser convocados. Isso porque o órgão publicou, nesta terça-feira (19/11), um edital de prorrogação do prazo de validade. A novidade foi divulgada por meio do Diário Oficial da União.
Por regra do edital original, a seleção ficaria vigente por dois anos a partir da homologação final, que aconteceu em novembro de 2022. No entanto, de acordo com o novo documento, os resultados do certame continuarão válidos por mais 24 meses, contando a partir da próxima quinta-feira (21/11).
Dessa maneira, o cadastro reserva para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo (AFCE) continua disponível até novembro de 2026. Caso novas vagas imediatas sejam abertas no órgão, os concurseiros que já obtiveram aprovação poderão ser nomeados sem a necessidade de aplicação de um novo concurso TCU.
Novas convocações podem acontecer em 2025
O último certame do Tribunal de Contas da União foi realizado em 2021 e contava com 20 vagas de nível superior para AFCE. Os aprovados dentro do número da oferta já foram chamados, deixando uma fila de espera de outros candidatos, que podem ter uma nova chance no ano que vem.
Isso porque, de acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2025, o órgão prevê a abertura de 100 novas vagas, que podem incluir o cargo de Auditor Federal de Controle Externo.
Antes da prorrogação do concurso TCU, havia a expectativa de abertura de um novo edital no próximo ano. Contudo, a extensão do prazo de validade aumenta as chances para quem participou da última edição. Isso porque um mesmo órgão não pode abrir nova seleção para um mesmo cargo enquanto ainda há outra vigente.
Sendo assim, caso as oportunidades sejam realmente abertas no Tribunal de Contas, deverão ser preenchidas por candidatos já aprovados. Atualmente, o cargo de Auditor conta com remuneração inicial de 24 mil, somando vencimento e gratificações.
Pode haver um novo concurso TCU em 2025?
É importante ressaltar que, apesar da improbabilidade de um novo certame para AFCE acontecer, isso não impede edital para outros cargos. As 100 vagas previstas no PLOA 2025 não especificam nenhuma função e, por isso, podem incluir outros cargos que não sejam o de Auditor. O Tribunal de Contas da União pode abrir concurso para:
- Auxiliar de Controle Externo, que requer nível fundamental; e/ou
- Técnico Federal de Controle Externo, que requer nível médio.
Essas funções contam com remunerações iniciais de R$ 3,4 mil e R$ 5,3 mil respectivamente. A oferta de um novo concurso TCU vai depender das necessidades do órgão.