Candidatos aprovados no novo Concurso Correios podem começar a trabalhar ainda em 2024. Os Correios falaram com exclusividade ao Concursos no Brasil e afirmaram que o plano é realizar contratações este ano, logo após a homologação dos resultados finais.
Isso deve ser aplicado se não houver nenhum atraso no cronograma previsto para os dois editais divulgados, que somam mais de 3,5 mil vagas imediatas para profissionais de níveis médio e superior em cargos de Agente e Analista. Essas carreiras contam com remunerações de R$ 2,4 mil e R$ 6,8 mil respectivamente.
Concurso Correios: contratações em 2024
A seleção está oferecendo 3.099 vagas para Agente de Correios, na função de Carteiro, e outras 412 oportunidades para Analista de Correios em diferentes áreas de atuação. As oportunidades disponibilizadas estão espalhadas pelas cinco regiões brasileiras, uma vez que o objetivo é melhorar o sistema de entrega em todo o território nacional.
Os interessados poderão realizar as inscrições no concurso Correios até o próximo dia 28 de outubro para ambos os cargos ofertados. Já as provas escritas estão agendadas para serem realizadas no dia 15 de dezembro de 2024.
Apesar de os cronogramas dos editais não informarem uma data definida, é provável que as notas finais sejam divulgadas ainda este ano. Com a lista de aprovados pronta, os chamamentos para nomeação e contratação dos novos servidores deve acontecer logo após a divulgação dos resultados finais. Isso é o que o órgão planeja:
As convocações serão divulgadas pela banca organizadora, o IBFC, e também por meio do Diário Oficial da União (DOU).
Como serão as provas do concurso Correios?
Tanto os candidatos de nível médio (Agente) como os de nível superior (Analista) farão uma prova objetiva, com 50 questões de múltipla escolha. Essas versarão sobre conteúdos de:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Noções de Informática;
- Código de Conduta, Ética e Integridade;
- Conhecimentos Gerais para Agentes e Específicos para Analistas.
Os candidatos devem se preparar conforme os conteúdos programáticos descritos em cada um dos editais. Uma boa dica é colocar os conhecimentos adquiridos em prática, respondendo simulados online.
Além disso, o edital de nível superior informa que o concurso Correios também contará com uma prova discursiva no formato de redação. Essa deverá ser redigida entre 20 e 30 linhas acerca de tema que será informado no caderno da avaliação.