O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, assinou a autorização para realização do novo concurso Bombeiros RJ. O despacho foi publicado no Diário Oficial estadual desta segunda-feira (14/10) e indica oportunidades para o cargo de Soldado de Busca e Salvamento.
O edital já está previsto desde junho deste ano, quando o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) foi indicado como banca organizadora. Além desse, também está sendo aguardado um certame para efetivos no cargo de Oficiais.
Detalhes do concurso Bombeiro RJ para Soldados
O despacho do governador autoriza a realização de concurso público voltado para a contratação de Soldados, com o objetivo de preencher 144 vagas imediatas no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada “conforme pareceres jurídicos e orçamentários”, segundo o documento.
As especialidades que serão contempladas ainda não foram confirmadas. O que se sabe é que, para concorrer, é necessário ter ensino médio completo. A expectativa é que mais de 25 mil pessoas façam a inscrição, conforme estudo técnico feito pelo órgão.
O novo concurso Bombeiros RJ deve ser realizado por meio do IDECAN e pode oferecer remuneração em torno de R$ 2,7 mil por mês, considerando o valor oferecido no último edital, que foi publicado em 2023.
Outro edital ainda precisa ser autorizado
A autorização do concurso Bombeiros RJ foi dada apenas para o cargo de Soldado. No entanto, o órgão ainda prevê abertura de edital para profissionais de nível superior. De acordo com o Portal Nacional de Contratações Públicas, este certame será organizado pelo Instituto AOCP.
O objetivo é preencher 50 vagas na carreira de Oficial na condição de Cadete, assim como aconteceu no ano de 2022. A remuneração mensal deve ficar em cerca de R$ 5 mil, e espera-se que o número de inscrições atinja 25 mil. O cargo em questão tem uma faixa etária específica, entre 18 e 32 anos.