Serão abertas 335 vagas por meio do concurso PM SE (Polícia Militar do Estado de Sergipe), que terá como banca organizadora o Instituto Selecon. As oportunidades previstas são para profissionais de níveis médio e superior, e a publicação do edital deverá ser realizada em breve.
O governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, já havia assinado documento autorizando um novo edital da Polícia Militar de Sergipe para o preenchimento de vagas, que foi publicado no DO SE. Em razão disso, o certame é bastante aguardado.
Concurso PM SE tem banca definida
O extrato de contrato que oficializa o Instituto Nacional de Seleções (Selecon) como banca organizadora do certame foi publicado no site do Diário Oficial de Sergipe nesta sexta-feira, 4 de outubro de 2024, e está disponível na página 6.
Esse documento divulgado confirma a expectativa de abertura de 335 vagas imediatas, que estarão distribuídas por:
- 30 vagas para o quadro de Oficiais Combatentes (nível superior);
- 300 vagas para o quadro de Soldados Combatentes (nível médio);
- 5 vagas para o quadro de Oficiais da Saúde (nível superior), em áreas distintas e específicas.
O contrato com a banca organizadora terá validade por 24 meses, contados a partir da sua assinatura, com possibilidade de prorrogação conforme a validade do concurso público.
Vale salientar que o último edital tinha a exigência de idade mínima de 18 anos completos, e máxima de 35 anos para disputar a carreira de Soldado.
Após a definição da banca organizadora, que será responsável por organizar e executar as etapas necessárias para realização do certame, o próximo passo é a divulgação do edital do concurso PM SE.
Etapas previstas
A maneira como os candidatos serão avaliados no concurso Polícia Militar de Sergipe ainda não foi divulgada. No entanto, levando em consideração o último certame para a carreira de Soldado, realizado no ano de 2018, sob a responsabilidade do IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, poderá ser composto das seguintes etapas:
- Prova objetiva, com natureza eliminatória e classificatória;
- Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- Pesquisa da conduta social, da reputação e da idoneidade, com natureza eliminatória.
O concurso público anterior visava o provimento de 300 vagas imediatas, com oportunidades específicas para homens e mulheres, além de reserva para pessoas negras. A remuneração era de R$ 3.370,00 para Soldado PM – 3ª Classe.