Concurso Correios tem banca definida; 3,4 mil vagas

Banca foi confirmada pelos Correios em anúncio. Editais serão publicados ainda neste mês, de acordo com a estatal.

E o grande concurso Correios está ainda mais próximo de se tornar realidade. Isso porque a empresa pública divulgou a banca organizadora que ficará responsável pela elaboração dos dois editais previstos, que contemplam mais de 3,4 mil vagas efetivas pelo país.

continua depois da publicidade

A empresa selecionada foi o Instituto Brasileiro de Formação e Captação, também conhecido pela sigla IBFC. Geralmente, os enunciados da banca são classificados com dificuldade média, mas pode ser alta a depender do contexto e do conteúdo programático do certame.

É comum que todos os itens previstos no edital sejam, direta ou indiretamente, abordados nos provas, que são adotadas no modelo de múltipla escolha. Diferentemente do Cebraspe, não existe penalização por questões que forem assinaladas de maneira incorreta.

Ou seja, uma errada não anulará uma certa. A parte mais interessante do perfil da banca é justamente os seus enunciados, pois, por mais que a empresa seja conhecida pelo nível moderado de complexidade, as perguntas geralmente são mais direta ao ponto e sem muito contexto.

continua depois da publicidade
Leia também

Para se preparar o quanto antes, disponibilizamos uma seção com simulados gratuitos em que você pode conferir o gabarito ao responder as questões. Existem milhares cadastradas em nosso banco de dados, inclusive, que caíram em diversos certames espalhados pelo Brasil.

O que sabemos sobre o novo concurso Correios?

Conforme antecipado pela assessoria de imprensa ao site Concursos no Brasil, haverá o lançamento de dois editais distintos. Ambos serão organizados pela banca contratada, IBFC. Um será voltado às vagas de nível médio, enquanto o outro focará nos cargos de ensino superior.

Ao todo, serão 3.468 vagas efetivas para recomposição do quadro de servidores da estatal; fato histórico ao considerar que um certame dessa proporção não era realizado há anos para os Correios. O último, por exemplo, está atualmente em andamento e oferta apenas 33 postos.

continua depois da publicidade

Confira as principais informações que já temos conhecimentos e foram anunciados pelos Correios nesta quarta-feira, 11/9, junto ao aviso de contratação da banca organizadora:

  • Primeiro edital será voltado para 3.099 vagas de nível médio, especificamente para a carreira de Agente de Correios;
  • Segundo edital, por sua vez, terá oferta de 369 oportunidades efetivas para nível superior, ou seja, carreira de Analista de Correios.

Vale ressaltar que tanto Agente quanto Analista de Correios possuem várias especialidades englobadas. As áreas específicas, no entanto, ainda não foram confirmadas pelo órgão público. Somente saberemos os detalhes a partir do lançamento oficial dos editais de abertura.

Quanto ganha um servidor dos Correios?

Atualmente, o salário inicial para servidores de nível médio gira em torno de R$ 2,4 mil, enquanto o valor para cargos que exigem graduação é de, aproximadamente, R$ 6,8 mil. Jornadas de trabalho possivelmente serão compostas por 40 horas semanais, conforme editais antigos.

continua depois da publicidade

Lembrando que, além das vagas em ampla concorrência, também haverá reserva de oportunidades para candidatos negros (20%) e pessoas com deficiência (10%). Detalhes como benefícios complementares e progressão de carreira possivelmente serão descritos nos editais.

Editais ainda neste mês

A expectativa é de que os editais do concurso Correios sejam disponibilizados ainda neste mês, com a possibilidade de chamamento de aprovados até o final do ano. Ou seja, o cronograma será apertado e existe a necessidade de se preparar o quanto antes para as provas.

"Realizar o concurso público é um dos compromissos assumidos pela atual gestão e resulta do esforço conjunto da empresa e das federações representativas de empregadas e empregados durante as negociações o Acordo Coletivo de Trabalho", informa o órgão público.

Como serão as provas?

Ambas as carreiras, tanto de nível médio quanto de superior, terão provas objetivas, com caráter eliminatório e classificatório. Por outro lado, os candidatos aos postos de Analista de Correios também precisarão se preparar para uma etapa discursiva, ainda a ser detalhada.

Veja o que já sabemos a respeito das etapas:

  • Para nível médio: prova objetiva constituída por questões de conhecimentos gerais e específicos;
  • Para nível superior: prova objetiva formada por questões de conhecimentos gerais e específicos. Além disso, será necessário se preparar para a prova discursiva em que os candidatos terão que escrever um texto dissertativo.

"Mais detalhes sobre o concurso, incluindo as localidades de aplicação de prova, serão divulgados na publicação do edital, ainda no mês de setembro", finalizou o órgão público por meio de anúncio.

O que dizem os concurseiros?

Bárbara Luiza, formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), está na expectativa para o lançamento do edital de abertura para cargos de nível superior, pois não sabe se haverá a possibilidade de pleitear alguma das vagas que serão ofertadas.

"Seria ótimo se houvesse oportunidade para quem atua na área de Comunicação Social, mas não sei se será o foco dos Correios. Só sei que um concurso desse porte, de qualquer maneira... Acredito que valha a pena antecipar o estudos. Nunca se sabe", disse em entrevista.

Já Jéssica Lourrane, que atua como advogada e é formada na FacMais, espera que o edital de nível superior contemple várias especialidades. A profissional disse que está na expectativa, pois as chances de ter oportunidades para a sua área são consideráveis.

"Eu já estou dando uma olhada no que caiu em concursos anteriores e já fiz alguns simulados por conta própria. Não tem como ignorar um concurso como o dos Correios. A gente fica na apreensão e espero que eu esteja na lista de aprovados, né? Não custa sonhar", contou.

Leia também

Concursos em sua
cidade