A Comissão Nacional de Energia Nuclear instituiu a comissão especial de concurso público, que será responsável pelo planejamento, organização e supervisão do concurso CNEN. O documento foi divulgado no Diário Oficial da União.
No começo de agosto foi publicada a Portaria nº 5.440/2024, com a autorização de concurso público para o provimento de 150 vagas em cargos no quadro de pessoal da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). As oportunidades serão destinadas às carreiras de níveis médio e superior.
Concurso CNEN tem comissão nomeada
A Portaria nº 44/2024 foi publicada no Diário Oficial da União, edição de 28 de agosto de 2024. Nela, ficou instituída a comissão que será responsável pela organização do concurso CNEN. Confira:
- Leonardo Ferreira Bezerra – Presidente da Comissão;
- Ítalo Henrique Alves – vice-presidente da Comissão;
- Celso Huerta Gimenes;
- Bruno Fernandes Vaz Ribeiro;
- Luiz Augusto Passos Salgueiro;
- Roberto Salles Xavier;
- Fabiane dos Reis Braga;
- Ricardo Fraga Gutterres;
- Fabio Menani Pereira Lima;
- Naire Bezerra Galvão.
Esses profissionais vão organizar e executar todas as etapas pertinentes à realização do concurso público. A comissão poderá convocar colaboradores eventuais para apoiar as atividades.
Concurso CNEN previsto
Conforme a portaria de autorização do concurso público, serão abertas 30 vagas para profissionais de nível médio no cargo de Técnico. As demais oportunidades serão para quem tem nível superior, nos cargos de:
- Analista em Ciência e Tecnologia;
- Pesquisador;
- Tecnologista.
Apesar de já indicar a exigência do nível de escolaridade, não há mais detalhes sobre as especialidades que serão solicitadas. Ainda de acordo com o documento, as contratações realizadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear dependerão de adequação financeira do órgão.
O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado a partir da publicação da Portaria autorizativa. Além disso, o período de antecedência mínima entre a publicação do documento de abertura e a realização da primeira prova do certame será de dois meses.
O próximo passo para realização do concurso público é a definição de banca que será responsável pelo certame, e posterior publicação do edital de abertura.