O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Chamon, assinou e publicou portaria referente à Comissão Organizadora de novo edital. A novidade consiste num importante passo para que o lançamento do concurso AEB 2024 aconteça em breve.
O certame já havia sido autorizado no início do mês de agosto, com prazo de divulgação do edital em até seis meses. Ou seja, o regulamento tem que sair até fevereiro de 2025 obrigatoriamente. Caso contrário, o órgão perde o aval para realizar novas contratações efetivas. Saiba mais sobre a seleção na matéria abaixo.
Concurso AEB tem comissão formada
A Portaria nº 1.577/2024 publicada na edição desta terça-feira (27/08) do Diário Oficial da União (DOU) traz os nomes de todos os servidores que compõem a Comissão Organizadora do novo concurso da Agência Espacial Brasileira. O documento também informa todas as tarefas a serem cumpridas.
A presidente responsável pelo grupo de trabalho será Vanessa Murta Rezende, Diretora de Planejamento, Orçamento e Administração. Os outros quatro integrantes são:
- Márcio Akira Harada, Coordenador de Monitoramento e Avaliação;
- Fábio Rezende Prado dos Santos, Coordenador de Veículos Lançadores;
- Leila Maria Garcia Fonseca, Coordenadora de Estudos Estratégicos e Novos Negócios;
- Clayton Martins Silva, Chefe de Divisão de Cadastro.
Atribuições da comissão
A Comissão Organizadora do concurso AEB 2024 será responsável por realizar reuniões de planejamento para elaborar todas as fases do certame, definindo as regras de classificação e quais conhecimentos / conteúdos serão cobrados dos candidatos. Em cada encontro é preciso ter, pelo menos, três membros para que uma decisão seja tomada.
Também é função desse grupo de trabalho determinar:
- Requisitos dos cargos;
- Atribuições dos cargos;
- Publicar o edital de abertura e todos os avisos relacionados à seleção;
- Executar todas as etapas.
De acordo com a Portaria 1.577, a Comissão poderá escolher e contratar banca organizadora para executar as fases do concurso AEB.
O que esperar do concurso AEB?
A autorização do novo edital libera a abertura de 30 vagas imediatas para os cargos de Analista em Ciência e Tecnologia e de Tecnologista. Ambas as oportunidades requerem nível superior de escolaridade e devem contar com remunerações em torno de R$ 8 mil por mês.
A expectativa é de que o concurso Agência Espacial Brasileira seja publicado ainda em 2024. O aval dado pelo governo federal determina que as etapas devem acontecer num intervalo mínimo de dois meses a partir da publicação do edital. Sendo assim, se o documento for liberado em meados de outubro, por exemplo, é provável que as provas aconteçam no mês de dezembro.