A partir desta quarta-feira (7/8), às 10h, mais de 2,1 milhões de candidatos do Concurso Nacional Unificado (Enem dos Concursos) poderão consultar o local de provas do CNU.
O certame oferece 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Além das vagas imediatas, o concurso contará com um banco de reserva com mais de 13 mil candidatos, os quais poderão ser convocados para oportunidades que surgirem, inclusive para cargos temporários.
Os salários básicos iniciais dos aprovados variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, de acordo com a função.
Como consultar o local de provas do CNU?
O candidato poderá acessar o cartão de confirmação de inscrição na Área do Candidato, disponível na mesma página em que realizou o cadastro. Para acessá-la, é necessário realizar login com os dados da conta no portal Gov.br.
O cartão de confirmação contém informações relevantes como o número de inscrição, data, horário e local da prova. Além disso, ele registra se o candidato terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, caso necessário.
Inclusive, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda que os inscritos levem o cartão de confirmação no dia da prova, que será realizada provavelmente em 18 de agosto.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30 no período da manhã, e às 13h com fechamento às 14h no período da tarde (horário de Brasília).
Como solicitar correções no cartão de confirmação?
Os candidatos podem solicitar a correção de informações divergentes entre o cartão de confirmação e os dados informados no ato da inscrição, desde que a divergência seja referente à cidade da prova.
Mudanças de cidade não são permitidas, prevalecendo as informações originalmente declaradas. Para isso, o candidato deve entrar em contato com a Fundação Cesgranrio pelo telefone 0800 701 2028.
Sobre a aplicação das provas
As provas serão realizadas em dois turnos no próximo dia 18 de agosto, com diferentes conteúdos e formatos para cada nível de escolaridade.
No período matutino, os candidatos de Nível Superior (Blocos 1 a 7) realizarão prova com 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Já os candidatos de Nível Médio (Bloco 8) responderão a 20 questões objetivas e produzirão uma redação.
No período vespertino, os candidatos de Nível Superior (Blocos 1 a 7) farão prova com 50 questões objetivas de conhecimentos específicos, enquanto os candidatos de Nível Médio responderão a 40 questões objetivas.
É importante ressaltar que todos os candidatos devem permanecer no local de prova por no mínimo duas horas e não poderão levar o caderno de provas consigo ao término da aplicação. A divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas está prevista para o dia 20 de agosto.
O resultado final do CNU será publicado no dia 21 de novembro. A convocação para posse, juntamente com o início dos cursos de formação, está agendada para janeiro de 2025.