O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis teve edital autorizado para efetivos no início do mês de julho. Agora, o órgão confirmou a previsão de contratação de banca ainda para este segundo semestre de 2024. De acordo com a autarquia, o concurso IBAMA deverá confirmar a empresa organizadora no mês de setembro.
O certame deverá preencher 260 vagas de nível superior em funções de Analista. O quantitativo e os cargos receberam o aval do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). O prazo para a publicação do edital é de seis meses, contando da publicação de portaria autorizativa do dia 03 de julho.
Concurso IBAMA vai escolher banca organizadora
O Concursos no Brasil entrou em contato com o IBAMA para saber sobre o andamento dos trâmites do novo concurso. O órgão respondeu informando que o cronograma de publicação do edital e suas etapas será informado após contratação de banca organizadora. Essa deve sair no próximo mês de setembro. Veja a nota completa:
É possível que, antes da escolha da banca do concurso IBAMA, o Instituto defina comissão organizadora para definir detalhes do certame e avaliar as propostas das empresas interessadas em cuidar do edital. Para tanto, a Comissão deve ser definida em agosto para poder iniciar o processo de seleção dessas instituições.
A portaria MGI Nº 4.677/2024, que autoriza as novas vagas, prevê seis meses de prazo para a publicação do edital. Esse período se encerra no dia 02 de janeiro de 2025. Tendo isso em vista, existem grandes chances de que o regulamento seja divulgado antes, ainda em 2024.
O que esperar do concurso IBAMA 2024?
Até agora foram confirmadas 260 vagas para profissionais de nível superior nos cargos de Analista Ambiental e Analista Administrativo, sendo 130 para cada um. Apesar ainda não haver certeza sobre a remuneração, os interessados podem esperar algo em torno de R$ 8,5 mil ou até mesmo mais.
Isso porque, no concurso IBAMA de 2021, a oferta de remuneração foi de R$ 8.547,64 mensais para Analistas, tendo em vista jornadas de 40 horas de trabalho semanal. Contudo, esse valor pode ter passado por atualização nos últimos três anos. É possível que o novo edital ainda oferte gratificação e auxílio-alimentação.
As etapas avaliativas vão depender muito dos objetivos do Instituto e do perfil da banca organizadora. Em 2021, quem cuidou da seleção foi o Cebraspe, que aplicou uma prova objetiva com 120 questões de múltipla escolha e uma prova discursiva no formato de redação sobre conhecimentos específicos. Provavelmente, o novo certame deverá contar com fases similares.