O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) divulgou o extrato de contratação de banca organizadora para o seu próximo certame. A empresa escolhida foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com acordo fechado por meio de processo administrativo. Agora, as expectativas para o lançamento do edital concurso TRF5 são ainda maiores.
Apesar de a licitação de contrato da banca não informar o prazo para publicação do edital, é provável que aconteça nos próximos meses. Caso o documento seja liberado até meados de setembro de 2024, existe a possibilidade das etapas também serem iniciadas ainda este ano. As contratações podem contemplar os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe.
O Concursos no Brasil entrou em contato com o IBFC para saber mais informações. Contudo, até o fechamento da matéria, não obtivemos resposta. Veja o que já se sabe sobre a nova seleção na matéria a seguir e acompanhe outras atualizações em nosso site.
Situação atual
O concurso TRF 5ª Região foi autorizado e teve sua comissão organizadora nomeada em março de 2024, contendo quatro servidores. Agora, no mês de julho, o IBFC foi contratado como banca organizadora para assumir o edital. A escolha dessa empresa já era esperada, tendo em vista que o certame realizado em 2023 também foi aplicado sob a responsabilidade do Instituto.
Essa última seleção ofereceu oportunidades para Técnico Judiciário, de nível superior, nas áreas de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento de Sistemas de Informação. Por ainda estar vigente, contratações nesse setor devem ser realizadas a partir do edital de 2023.
Tendo isso em vista, a expectativa é de que o novo concurso TRF5 oferte vagas para outras áreas de atuação. Se os cargos abertos forem para nível superior, a remuneração pode chegar em torno dos R$ 9 mil, considerando vencimento e gratificação.
O que esperar do concurso TRF 5
Apesar de ainda não haver confirmação de vagas, cronograma e etapas, é possível prever alguns pontos. O primeiro é que, se o edital for publicado neste segundo semestre de 2024, as etapas devem ser iniciadas até, no máximo, o primeiro trimestre de 2025.
Como o IBFC foi a banca do concurso TRF 5ª Região do ano passado, podemos esperar algo semelhante para o novo concurso. Isso porque essas organizadoras costumam manter um padrão de regras e etapas. Sendo assim, os interessados em participar da seleção podem aguardar uma prova objetiva, composta por questões de:
- Língua Portuguesa;
- Matemática e Raciocínio Lógico;
- Noções de Estatística;
- Conhecimentos Específicos.
Dependendo dos cargos ofertados, outras fases como prova discursiva e prova de títulos podem ser realizadas. Todos os detalhes serão confirmados após a publicação do edital.