Concurso INSS: 500 excedentes serão convocados ainda em 2024

Concurso INSS: ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que 500 candidatos do cadastro reserva serão convocados ainda este ano.

O Instituto Nacional do Seguro Social deve convocar excedentes do seu último concurso público. A informação foi passada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, durante cerimônia pelos 34 anos do Instituto em Brasília. Assim, a expectativa é que 500 candidatos do concurso INSS sejam convocados ainda este ano.

continua depois da publicidade

O último concurso público INSS foi realizado em 2022, com abertura de 1.000 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva em 2.373 ocupações. Até o momento, já foram convocados 1.276 pessoas aprovadas, que vão auxiliar na reestruturação dos serviços do órgão público.

Concurso INSS: 500 candidatos serão convocados em 2024

Em linhas gerais, o governo federal tem a expectativa de ampliar o número de servidores públicos com atuação direta nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social do Brasil.

Leia também

Para isso, é provável que os profissionais que trabalham de maneira remota retomem aos postos presenciais. Além disso, de acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, haverá convocação de 500 profissionais em 2024 do cadastro reserva formado no último concurso INSS.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o último concurso público aconteceu em 2022 e abriu 1.000 vagas imediatas para o cargo de Técnico do Seguro Social, que eram destinadas a profissionais de nível médio de escolaridade.

A banca organizadora, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), divulgou que, na oportunidade, aproximadamente 1 milhão de pessoas se inscreveram para concorrer às vagas ofertadas pelo Brasil inteiro.

Conforme o edital normativo, o valor da remuneração é de até R$ 5.905,79 para trabalhar em jornadas de 40 horas por semana.

continua depois da publicidade

Concurso INSS: novo edital pode sair em breve?

Ainda não há uma autorização formal para abertura de um novo concurso INSS. No entanto, o Plenário do Conselho Nacional da Previdência Social aprovou a proposta orçamentária para o ano em curso, com reconhecimento da necessidade de um novo certame para reposição de vagas imediatas no órgão.

Em entrevista concedida ao Jornal Nacional no início de julho do ano passado, o secretário de Regime Geral da Previdência Social informou que o governo poderia autorizar um edital para preencher vagas efetivas ao cargo de Perito Médico, com oportunidades específicas para candidatos de nível superior.

continua depois da publicidade

Além disso, foram solicitadas também mais de 7 mil vagas no concurso INSS em ocupações de níveis médio e superior, que também estão incluídas na proposta orçamentária para o ano de 2024.

Leia também

Concursos em sua
cidade