29 concursos abrem inscrições esta semana; mais de 3,5 mil vagas

Concursos abrem inscrições esta semana em diversos estados brasileiros, com oportunidades para diferentes tipos de profissionais.

Os concurseiros do Brasil podem intensificar as preparações, porque 29 concursos abrem inscrições esta semana em todo o país. Os editais somam 3.556 vagas espalhadas por diversos estados, contemplando profissionais dos mais variados níveis de escolaridade e áreas de atuação.

continua depois da publicidade

Grande parte desses certames iniciam seus períodos de candidatura nesta segunda-feira (20/05), enquanto os demais têm a data de abertura liberada ao longo dos próximos dias. A sexta-feira (24/05) fecha a semana com dois órgãos que abrem inscrições.

Quais concursos abrem inscrições esta semana?

Vários órgãos municipais, estaduais e federais estão com editais vigentes no momento. Destes, 29 concursos abrem inscrições esta semana, sendo a chance de milhares de pessoas ingressarem no funcionalismo público. Além da data de início de candidatura, é muito importante ficar atento ao final do prazo.

Leia também

Dessa maneira, você não perderá a sua chance de pleitear o cargo desejado. As inscrições começam nesta semana, mas finalizam em dias diferentes. Alguns períodos podem ficar abertos por um mês inteiro, enquanto outros são menores e duram apenas alguns dias.

Para te ajudar a ficar ligado nisso, o Concursos no Brasil listou os concursos que abrem inscrições esta semana. Veja só:

Leia o edital antes de fazer a sua inscrição

Agora que você já sabe quais são os concursos que abrem inscrições esta semana nos diferentes estados brasileiros, vamos para o passo principal: ler o edital. Esse documento informa o prazo das candidaturas e todos os outros dados sobre a seleção. Nele você vai encontrar:

  • Cronograma completo das etapas;
  • Número de vagas e nome dos cargos;
  • Requisitos e atribuições de cada cargo;
  • Carga horária de trabalho, remuneração e benefícios;
  • Como realizar a inscrição;
  • Valor da taxa (ou se é gratuita);
  • Quais serão as etapas de classificação;
  • Critérios de avaliação de cada etapa;
  • O que estudar e como se preparar;
  • Critérios de desempate, entre outros.

Quem não lê o edital por completo acaba perdendo detalhes importantes que podem fazer toda a diferença ao longo das etapas. Uma dica é fazer o download do arquivo e revê-lo eventualmente durante o seu período de preparo. Outra boa ideia é anotar as informações principais para não se esquecer.

Leia também

Concursos em sua
cidade