Fintech especializada em parcelamento de débitos de veículos, a Zapay lançou uma plataforma em que é possível verificar quanto você possivelmente deverá pagar de IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) no ano que vem. O recurso é gratuito e disponível para todos.
Assim, você consegue se preparar com certa antecedência para o tributo que terá vencimento em 2024. Para fazer o cálculo, é necessário informar alguns dados, como a placa do carro. Vamos te mostrar como funciona a calculadora no decorrer da matéria.
Aproveite a visita e não deixe de explorar outros conteúdos que já publicamos por aqui. Além de IPVA e economia, também cobrimos pautas de educação, dicas de estudo, ciência, curiosidades gerais, métodos de aprendizagem, notícias de concursos abertos e muito mais.
O que é o IPVA?
O IPVA é um tributo brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos automotores, sejam eles carros, motos, caminhões ou ônibus. Trata-se de um imposto estadual, ou seja, cada estado brasileiro é responsável por legislar e cobrar o IPVA conforme suas próprias regras.
O cálculo do tributo geralmente é feito com base no valor venal do veículo, que é estabelecido pelos órgãos de trânsito e representa o valor de mercado. Em muitos casos, essa quantia é obtida por meio de pesquisas de mercado sobre marca, modelo, ano de fabricação e outros fatores.
A alíquota do IPVA também varia de acordo com o estado e o tipo de veículo. Elas, por sua vez, costumam ser fixadas em percentuais sobre o valor venal. Por exemplo, se a alíquota for de 3% e o valor venal do veículo for R$ 30.000, o proprietário deverá pagar R$ 900,00 de IPVA.
Como funcionará a isenção do IPVA em 2024?
A isenção do tributo é definida com base em regras de cada estado. Geralmente, as unidades federativas desobrigam o pagamento do tributo no caso de veículos antigos, ou seja, possuem muitos anos de fabricação. Veja as normas vigentes em cada localidade do país:
- Acre, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo: para carros com 20 anos ou mais;
- Alagoas: carros fabricados até 31 de dezembro de 2002;
- Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte: com mais de 10 anos desde a fabricação;
- Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, e Sergipe: veículos com mais de 15 anos;
- Mato Grosso: carros com 18 anos desde a produção;
- Minas Gerais: carros com placa preta (de coleção). Também tem direito aqueles veículos com “valor histórico”;
- Pernambuco: não há isenção com base em ano de fabricação do veículo;
- Santa Catarina e Tocantins: carros com 30 anos ou mais.
Calculadora do IPVA 2024: como usar
A calculadora do IPVA, disponibilizada pela fintech Zapay, faz com que os motoristas não sejam pegos de surpresa ao mostrar uma estimativa do valor do tributo em 2024. Para usar a plataforma, basta acessar a página oficial e informar alguns dados básicos.
Feito isso, somente será necessário clicar no botão “consulte”.