O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil, visa promover a reflexão sobre a contribuição do povo negro para a construção da sociedade. Mesmo não sendo considerada como feriado nacional, a data é considerada como folga em seis estados do país.
Você confere mais informações no decorrer da matéria, que foram apuradas pela Fundação Cultural Palmares. Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos em nosso site, como pautas sobre dicas de estudo e conhecimentos gerais.
Temos a principal missão de fornecer informação de qualidade para te deixar constantemente atualizado. Até porque todo concurseiro de respeito precisa estar antenado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Ah, e estude por meio de nossos simulados gratuitos.
Importância do Dia da Consciência Negra
A escolha da data remete à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695. A figura histórica representa a resistência e a luta contra a escravidão, sendo um símbolo de força e perseverança.
O Dia da Consciência Negra não é apenas uma data comemorativa, mas também um convite à reflexão sobre a história do povo negro e as heranças deixadas pelas marcas do preconceito.
Uma das principais propostas é promover a conscientização da população sobre a importância da cultura africana e afro-brasileira. Isso inclui a valorização da arte, música, dança, culinária e demais aspectos culturais que compõem a rica diversidade presente no Brasil.
O reconhecimento e respeito por essa diversidade são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A data também serve como um lembrete das desigualdades sociais enfrentadas pela população negra.
Mesmo após a abolição da escravatura em 1888, as marcas desse período persistem, refletindo-se em questões como o acesso à educação, mercado de trabalho e saúde. A data é, portanto, uma oportunidade para discutir as desigualdades e buscar soluções realmente efetivas.
Onde o dia 20/11 é considerado como feriado?
O Dia da Consciência Negra é considerado como feriado oficial em seis estados brasileiros. Conforme noticiado pela Agência Brasil, a mais recente unidade federativa a decretar a folga foi São Paulo, especificamente por meio da Lei nº 17.746/2023.
Confira quais são os estados em que a data é considerada como feriado estadual:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Amapá;
- Mato Grosso;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo.
Também existe folga em cerca de 1.260 municípios do país, segundo informações disponibilizadas pela Fundação Cultural Palmares. Para verificar se a sua cidade está na lista, vale a pena acessar o site da Prefeitura e encontrar o calendário dos feriados do seu município.
Outras informações também podem ser solicitadas pelo telefone do respectivo órgão público. Por exemplo, ligamos para a Prefeitura Municipal de Goiânia e nos informaram que o Dia da Consciência Negra não é visto como feriado municipal na capital de Goiás.