Restituição do IRPF 2023: saiba como consultar o status pela internet

A restituição do IRPF 2023 já começou a ser liberada. Confira o calendário oficial e como consultar o status pela internet.

A restituição do Imposto de Renda começou a ser paga na semana passada, a partir do dia 31 de maio. O primeiro lote possuía como prioridade os idosos com 80 anos ou mais, 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de moléstia grave, bem como contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Muitos cidadãos já fazem planos para receber os valores de 2023, e para isso, saber como consultar o status da restituição é fundamental.

continua depois da publicidade

Este ano, além das prioridades por lei, existe também uma vantagem para indivíduos que utilizarem o modelo pré-preenchido, ou optarem por receber o valor por meio de uma chave Pix, que deve ser obrigatoriamente o CPF do contribuinte.

Para saber mais sobre o assunto, confira abaixo como consultar o status da restituição do IRPF 2023 pela internet e outras informações pertinentes a respeito do procedimento.

Restituição do IRPF 2023: o que é?

Leia também

A restituição do IRPF 2023 consiste na diferença do valor pago adiantado, como o imposto retido na fonte e o valor que é devido. A declaração de ajuste anual, por exemplo, serve para este fim, permitindo que quem pagou a mais possa restituir o dinheiro. Já quem pagou a menos, deve fazer o ajuste, o que acarreta imposto a pagar.

continua depois da publicidade

Por sua vez, o valor que será recebido não precisa ser calculado, visto que isso é feito de maneira automática pelo Programa de Declaração do Imposto sobre a Renda. Basta prestar atenção nos detalhes do procedimento: após preencher os formulários, deverá surgir o valor a pagar/receber por meio de uma declaração completa ou simplificada. O cidadão deverá então selecionar a mais vantajosa, de acordo com as regras da Receita Federal.

Como consultar o status da restituição pela internet?

Os cidadãos podem consultar se a restituição está ou não disponível por meio da página da Receita Federal. Para isso, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e em “Consultar a Restituição”, preenchendo o CPF do contribuinte e a data de nascimento.

continua depois da publicidade

Da mesma forma, existe o aplicativo da Receita, disponível para Android e iOS, que faz o mesmo trabalho. A partir do momento em que a restituição é liberada, o pagamento é realizado na conta bancária informada na declaração. Caso não haja conta indicada, os valores ficam então disponíveis no Banco do Brasil por um ano.

Calendário da restituição do IRPF 2023

A Receita Federal manteve o mesmo calendário de liberação das restituições utilizado nos últimos três anos. Com isso, os pagamentos são divididos em cinco lotes, sendo que o primeiro foi liberado no dia 31 de maio. Confira abaixo o restante das datas correspondentes:

  • 1º lote: consulta em 24 de maio e pagamento em 31 de maio;
  • 2º lote: consulta em 23 de junho e pagamento em 30 de junho;
  • 3º lote: consulta em 24 de julho e pagamento em 31 de julho;
  • 4º lote: consulta em 24 de agosto e pagamento em 31 de agosto;
  • 5º lote: consulta em 22 de setembro e pagamento em 29 de setembro.

Só o primeiro lote abrange um total de 4.129.925 contribuintes, representando o maior valor já registrado de pagamentos, constituído por uma restituição total de R$ 7,5 bilhões. Vale lembrar que, além das entregas deste ano, são incluídas também as restituições remanescentes de outros anos.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade