Bancos vão abrir no dia de Corpus Christi?

O dia de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira, 8 de junho, afeta o funcionamento dos bancos e das agências do INSS. Veja os horários a seguir.

O Dia de Corpus Christi será comemorado nesta quinta-feira (8). Apesar do que muitos imaginam, a data não é um feriado nacional e sim um ponto facultativo. Nesse dia, que ocorre sempre na semana seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, é celebrada a presença de Cristo na Eucaristia. Na ocasião é comum haver procissões e eventos religiosos.

continua depois da publicidade

Contudo, algumas pessoas questionam se as atividades e serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e dos bancos terão horários especiais ou serão interrompidos na data. Continue lendo e entenda a seguir.

Bancos vão abrir no dia de Corpus Christi?

Na quinta-feira (8), os bancos estarão fechados, porém, o atendimento presencial ao público será retomado na sexta-feira (9), seguindo o horário normal de funcionamento. Essa informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) na última semana.

Leia também

No sábado, 10 de junho, os clientes terão acesso às áreas de autoatendimento dos bancos, bem como aos canais digitais e remotos, como sites e aplicativos, para realizar transferências e efetuar o pagamento de contas.

continua depois da publicidade

Para aqueles que possuem tarifas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento nos dias do feriado, será possível realizar o pagamento no dia útil seguinte, sem acréscimos. Geralmente, os tributos já consideram o calendário de feriados da nação, dos estados e municípios.

Caso a data de vencimento não esteja ajustada no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso de boletos com código de barras, agendar o pagamento por meio de caixas eletrônicos, internet banking ou atendimento telefônico dos bancos. Vale ressaltar que apesar do Corpus Christi não ser um feriado nacional, é preciso levar em conta os decretos estaduais e municipais.

continua depois da publicidade

As agências do INSS vão abrir nesta quinta-feira?

Nesta quinta (8) e sexta-feira (9), as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas, retomando o atendimento presencial somente na segunda-feira, dia 12.

É importante ressaltar que, mesmo com o fechamento das unidades, é possível obter informações sobre benefícios e verificar o horário do próximo atendimento por meio eletrônico. O telefone 135 oferece ligações gratuitas quando realizadas de telefone fixo e apenas o valor de uma ligação local para chamadas feitas de celular.

O Meu INSS, plataforma online, estará disponível continuamente por meio do site ou aplicativo (iOS ou Android), inclusive nos finais de semana e feriados. Através desse canal, os interessados podem solicitar benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Além disso, o Meu INSS conta com a assistente virtual Helô, que oferece orientações e esclarece dúvidas sobre os serviços e benefícios do instituto.

continua depois da publicidade

Feriados e pontos facultativos do segundo semestre de 2023

  • 8/6 (quinta-feira): Dia de Corpus Christi – Ponto facultativo;
  • 7/9 (quinta-feira): Dia da Independência do Brasil – Feriado nacional;
  • 12/10 (quinta-feira): Dia de Nossa Senhora Aparecida – Feriado nacional;
  • 28/10 (sábado): Dia do Servidor Público – Ponto facultativo;
  • 2/11 (quinta-feira): Dia de Finados – Feriado nacional;
  • 15/11 (quarta-feira): Dia da Proclamação da República – Feriado nacional;
  • 25/12 (segunda-feira): Natal – Feriado nacional.

Como diferenciar feriado e ponto facultativo?

Feriado e ponto facultativo são dois conceitos relacionados a dias em que não há expediente normal de trabalho, mas há diferenças importantes entre eles. Um feriado é uma data prevista na lei em que há uma suspensão obrigatória das atividades laborais e, geralmente, é celebrada em âmbito nacional ou regional.

Os feriados são fixos e têm datas específicas, como o Natal e o Dia do Trabalho. Por outro lado, um ponto facultativo é um dia em que a participação nas atividades de trabalho é opcional, ou seja, o funcionamento das empresas não é obrigatório, mas também não é proibido.

Geralmente, os pontos facultativos são estabelecidos por decreto ou decisão administrativa. Isso significa que o empregador tem a opção de conceder ou não a folga aos seus funcionários nestes dias.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade