PERIGO: Inmet emite alerta para mais de 100 municípios do Brasil

Confira os últimos alertas emitidos pelo Inmet, referentes às chuvas intensas e acumulado de chuva em mais de 100 municípios do país.

A população de mais de 100 municípios de diferentes partes do país deve ficar atenta aos últimos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), referentes às chuvas intensas e acumulado de chuva. Com grau de severidade marcado como “Perigo”, é essencial que os moradores das áreas atingidas tomem os devidos cuidados para evitar acidentes durante o mau tempo.

continua depois da publicidade

De acordo com o Instituto, as chuvas e acumulado devem afetar majoritariamente os estados da Bahia, Sergipe, Amazonas, Roraima e Pará. Para mais informações sobre a previsão, confira o que o Inmet liberou a respeito dos próximos dias para as regiões citadas.

Acumulado de chuva em 70 cidades do estado da Bahia e Sergipe

O primeiro alerta do dia, referente a um acumulado de chuva que atinge 70 cidades do estado da Bahia e Sergipe, foi emitido hoje (23/05) às 9h45, e só deve terminar a partir de amanhã (24/05), às 1oh. Com base nos dados do Instituto, a região recebe chuvas com índices entre 30 a 60 mm/h, ou 50 a 100 mm/dia.

Leia também

Além disso, os moradores dos municípios afetados devem tomar cuidado com possíveis alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. As áreas citadas são as seguintes:

continua depois da publicidade
  • Nordeste Baiano;
  • Metropolitana de Salvador;
  • Leste Sergipano;
  • Centro Norte Baiano;
  • Agreste Sergipano.

É fundamental que a população evite enfrentar o mau tempo e observe qualquer alteração nas encostas durante estes dias. Se possível, o ideal é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, e em caso de situação de inundação, é recomendado proteger os pertences da água envolvendo-os em sacos plásticos.

O Instituto ainda libera uma lista na íntegra de todos os municípios afetados pelo acumulado de chuva entre hoje e amanhã. Para conferir, basta acessar o endereço do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

continua depois da publicidade

Chuvas intensas em 40 cidades do estado de Roraima, Amazonas e Pará

O segundo alerta do dia, referente às chuvas intensas, foi emitido às 10h de hoje (23/05), e só deve terminar a partir de amanhã (24/05), às 10h. De acordo com o Instituto, as chuvas possuem volumes entre 30 e 6o mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.

Quanto aos riscos potenciais, é preciso tomar cuidado com cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e alagamentos, especialmente nas regiões a seguir:

  • Norte de Roraima;
  • Centro Amazonense;
  • Norte Amazonense;
  • Sul de Roraima;
  • Baixo Amazonas.

Assim como no caso do acumulado de chuvas, os moradores das áreas afetadas devem tomar algumas precauções, como desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de rajadas de vento, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, por conta do risco de queda e descargas elétricas. Da mesma forma, não se deve estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.

continua depois da publicidade

Mais informações sobre a previsão e uma lista na íntegra dos municípios atingidos podem ser acessados pelo site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade