Até quando é necessário emitir o Novo RG? Veja mais sobre os prazos

O governo promoveu algumas alterações no RG e criou um documento com outras funcionalidades, que precisa ser emitido em um prazo determinado; veja mais sobre o período para emitir o novo RG.

A nova versão do RG (Registro Geral) disponível para brasileiros é uma implementação do governo federal, que promoveu as novidades para beneficiar as pessoas com questões de segurança. Entretanto, o próprio governo estabeleceu um prazo para emissão do novo RG; confira mais sobre as datas.

continua depois da publicidade

O documento terá validação offline, trazendo mais segurança, assim como a validação de identidade será feita a partir do CPF. A carteira de identidade (RG) é o principal documento de identificação dos brasileiros, que devem mantê-lo sempre em dia.

Em alguns estados do país já é possível emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Entretanto, existe um novo prazo estabelecido pelo governo, em que será a data limite para emitir o novo RG.

Emissão do novo RG

Leia também

Também reconhecido como carteira de identidade, o RG é um documento muito importante a todo o cidadão, pois é ele que guarda as informações que permitem identificar os cidadãos. Recentemente, o documento ganhou uma nova versão e foi rebatizado de Carteira de Identidade Nacional (CIN).

continua depois da publicidade

A nova versão do documento traz mais modernidade e segurança e atualmente, apenas 11 estados podem emitir o RG. Mesmo que o estado já esteja emitindo o novo RG, é necessário que cada cidadão fique atento ao prazo para atualizar o RG.

Dessa forma, o governo estabeleceu que o cidadão deve fazer a troca de documento em um período determinado, e que os estados têm uma data limite para conseguirem emitir o novo RG.

Prazo para emitir o novo RG

O governo estabeleceu que os brasileiros têm até 2032 para emitirem o novo documento de identificação. Sendo assim, restam cerca de 9 anos para que seja feita a troca pelo novo documento, que possui validade de:

continua depois da publicidade
  • 0 a 12 anos – validade de 5 anos;
  • 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos;
  • A partir de 60 anos – indeterminada.

Recentemente, um decreto publicado pelo governo prorrogou o prazo para que estados brasileiros estejam realmente prontos para fazer a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo RG que vai unificar o cadastro.

A partir de agora, os estados têm até o dia 6 de novembro deste ano para se adequarem e conseguirem providenciar a emissão do novo documento. Para tornar tudo isso possível, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está dando o apoio técnico necessário aos estados que ainda não efetivaram o serviço.

continua depois da publicidade

Vale dizer que até agora, apenas 11 estados brasileiros estão aptos a conseguirem emitir o novo RG, sendo eles:

  • Acre;
  • Alagoas;
  • Goiás;
  • Mato Grosso;
  • Minas Gerais;
  • Pernambuco;
  • Piauí;
  • Paraná;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Sul;
  • Santa Catarina.

Modernidade e segurança

O novo documento de identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, permitindo sua validação eletrônica com mais facilidade, além de saber rapidamente se foi furtado ou não.

A nova versão da identidade também vai servir como documento de viagem, pois possui um código de padrão internacional MRZ, mesmo sistema usado nos passaportes. Anteriormente era possível que uma mesma pessoa pudesse ter um RG por estado, além de um CPF.

A partir de agora, a identificação será feita apenas em um número, o que reduz a realização de fraudes. A nova carteira de identidade é válida em todo o território brasileiro e caso o cidadão não esteja portando o documento físico, é possível apresentá-lo em sua versão digital.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade