Qual o próximo feriado nacional? Confira o calendário e programe-se

Este ano, a maioria dos feriados nacionais cairão na quinta ou sexta-feira, dando a possibilidade de fins de semana prolongados; veja quando é a próxima folga a seguir.

Os feriados nacionais são datas importantes no calendário brasileiro, em que se comemora eventos históricos, religiosos ou culturais. Além de sua relevância simbólica, essas datas proporcionam momentos de descanso e lazer para muitos trabalhadores, que aproveitam o tempo livre para relaxar e desfrutar de momentos com a família e amigos. Por isso, muita gente quer saber quando é o próximo feriado nacional para começar a planejar a folga.

continua depois da publicidade

A boa notícia é que, para alguns profissionais, o próximo 'feriado' não está tão distante, e ainda é possível ter dias consecutivos de descanso, dependendo do setor de atuação ou das políticas adotadas pelo empregador. Isso se deve ao fato de algumas datas serem consideradas pontos facultativos. Continue lendo e entenda a seguir.

Qual o próximo feriado nacional?

De acordo com o calendário oficial do governo, o próximo feriado nacional é o dia 7 de setembro, uma data tradicional que relembra a declaração da independência do Brasil.

Leia também

Contudo, muitos brasileiros poderão aproveitar uma folga em 8 de junho (quinta-feira), dia de Corpus Christi, uma data religiosa que na tradição católica relembra a instituição do sacramento da eucaristia por Jesus Cristo.

continua depois da publicidade

No entanto, é importante lembrar que a dispensa do trabalho cabe ao empregador, onde ele pode liberar ou não os funcionários nessa data.

Já no caso de feriados oficiais, a dispensa é obrigatória, exceto para profissionais de regimes especiais devidamente autorizados. Mesmo assim, se o funcionário trabalhar nesta data, ele tem direito a receber o dobro do valor da hora trabalhada ou a uma folga compensatória no futuro.

Qual a origem do Corpus Chtisti?

A origem do Corpus Christi remonta ao século XIII, especificamente ao ano de 1264, quando o Papa Urbano IV instituiu a festa. A decisão papal foi baseada em um milagre eucarístico que teria ocorrido na cidade de Bolsena, na Itália.

continua depois da publicidade

Segundo a história, um padre chamado Pedro de Praga estava visitando a cidade de Bolsena e, durante a celebração da missa, teve dúvidas sobre a presença real de Jesus na Eucaristia.

No momento da consagração, o pão se transformou em carne, gotejando sangue sobre o corporal (toalha do altar). Assim, acredita-se que o milagre tenha confirmado a presença de Jesus Cristo na Eucaristia.

Após esse evento, o Papa Urbano IV ordenou que a festa de Corpus Christi fosse celebrada em toda a Igreja Católica como uma forma de venerar e reconhecer a presença de Cristo na Eucaristia. O Papa também solicitou ao teólogo e filósofo Santo Tomás de Aquino que escrevesse hinos e orações para a ocasião, resultando em hinos tradicionais, como o famoso "Lauda Sion".

continua depois da publicidade

Desde então, Corpus Christi se tornou uma festa importante no calendário católico, sendo celebrada com procissões solenes, adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos de reflexão sobre o mistério da Eucaristia. A festa é uma oportunidade para os fiéis demonstrarem sua fé e devoção a Jesus Cristo presente na hóstia consagrada.

Próximos feriados nacionais

Dia da Independência do Brasil

Celebrado em 7 de setembro, este é um feriado nacional que celebra a declaração da independência do país. Neste ano, o feriado cairá em uma quinta-feira.

Dia de Nossa Senhora Aparecida

Celebrado em 12 de outubro, é também um feriado nacional. Nesta data, homenageamos a padroeira do Brasil, bem como comemoramos o Dia das Crianças.

Finados

Em 2 de novembro ocorre o feriado de Finados, um momento de lembrar e honrar aqueles que já partiram. Este feriado também será na quinta-feira.

Proclamação da República

Em 15 de novembro é celebrada a Proclamação da República. Em 2023, o feriado ocorrerá em uma quarta-feira.

Natal

Por fim, em 25 de dezembro é tradicionalmente celebrado o Natal. Este ano, a data cairá em uma segunda-feira. Vale ressaltar que véspera do Natal é considerada ponto facultativo a partir das 14h, o que pode proporcionar uma pausa estendida para os brasileiros que trabalham no fim de semana.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade