INMET ALERTA: Chuvas intensas em mais de 70 cidades

Novas 71 cidades da região Norte devem sofrer a ação de chuvas intensas entre hoje e amanhã. Confira mais informações sobre a previsão e o que fazer em situações de risco.

A população de mais de 70 municípios da região Norte deve ficar atenta para o último alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), referente às chuvas intensas. Com grau de severidade marcado como "Perigo", as passadas devem afetar estados como o Amazonas, Roraima e Pará.

continua depois da publicidade

Confira mais informações sobre a previsão abaixo, bem como as medidas que os moradores devem tomar para evitar acidentes durante o período de mau tempo na região.

Chuvas intensas em 71 municípios do estado do Pará, Amazonas e Roraima

O alerta para as chuvas intensas foi emitido hoje (16/05), às 10h, e as passadas só devem terminar a partir de amanhã (17/05), também às 10h. Com base nos dados do Instituto, a chuva possui um índice pluviométrico entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.

Leia também

Quanto aos riscos potenciais, é preciso tomar cuidado com possíveis cortes de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores, especialmente nas áreas registradas a seguir:

continua depois da publicidade
  • Baixo Amazonas;
  • Sudoeste Paraense;
  • Norte de Roraima;
  • Centro Amazonense;
  • Norte Amazonense;
  • Sul Amazonense;
  • Sul de Roraima;
  • Sudoeste Amazonense;
  • Sudeste Paraense;
  • Marajó.

De modo que a população possa se manter informada, o Inmet também libera uma lista completa dos municípios que podem sofrer a ação das chuvas. Para conferi-la na íntegra, basta acessar o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

Precauções em situações de risco

Regiões como o Norte do país vêm sofrendo com os altos volumes de chuva desde o início do ano de 2023, especialmente em estados como o Amazonas e o Pará. Por tal motivo, é essencial que a população tome alguns cuidados, de modo que possa evitar acidentes e prejuízos. Para isso, o Instituto liberou uma série de recomendações que devem ser seguidas em dias de chuva.

continua depois da publicidade

Em caso de rajadas de vento, por exemplo, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores. O motivo é o fato de haver grande risco de queda e descargas elétricas, e da mesma forma, motoristas não devem estacionar seus veículos próximos de torres de transmissão ou placas de propaganda.

Sempre que possível, o ideal é desligar os aparelhos elétricos e quadro geral de energia, evitando prejuízos ou até mesmo a perda total de eletrodomésticos por conta da instabilidade na rede de energia.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil no número 199, ou ao Corpo de Bombeiros, no número 193. O Inmet libera novas previsões diariamente, que podem ser acompanhadas pelo endereço oficial do Alert-AS.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade