Marinha abre concurso com 293 vagas para oficiais; Veja como se inscrever

Inscrições para o processo seletivo serão realizadas entre os dias 15 e 25 de maio de 2023 e as oportunidades serão destinadas aos municípios do Rio de Janeiro e Belém.

A Marinha do Brasil está com o prazo de inscrição aberto para o seu processo seletivo que oferta 293 vagas para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). As oportunidades ofertadas são para atuação nos municípios do Rio de Janeiro – RJ e Belém – PA e a seleção envolverá diversas etapas.

continua depois da publicidade

Das 293 vagas em disputa, 174 vagas são para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro – RJ, enquanto que as outras 119 vagas são para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém (PA).

Oficiais da Marinha do Brasil: quem pode participar?

As oportunidades de Oficiais da Marinha do Brasil são para candidatos de ambos os sexos, mas é preciso cumprir alguns requisitos, como:

Leia também
  • Ter idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos em 01 de janeiro de 2024;
  • Ser solteiro e não ter filhos;
  • Ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino médio;
  • Possuir altura mínima de 1,54 m e máxima de 2,00 m.

Um outro requisito é ser brasileiro nato, porém, em virtude de acordos internacionais, seis outras vagas em cada Centro de Instrução estão reservadas para alunos estrangeiros. Se não forem ocupadas, elas poderão ser preenchidas por candidatos brasileiros.

continua depois da publicidade

Inscrições serão realizadas via internet

Para participar do processo seletivo, é necessário se cadastrar pelo site da Marinha do Brasil/CIAGA, devendo efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 65,00.

Se não quiser pagar a taxa de inscrição, será possível solicitar a isenção do valor, desde que seja membro de família com renda “per capita” igual ou inferior a um e meio salário mínimo federal e tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

continua depois da publicidade

O período de inscrição ocorre entre as 12h do dia 15 de maio e as 23h59 do dia 25 de maio de 2023.

Etapas de avaliação

Os candidatos inscritos no processo seletivo serão avaliados por meio das seguintes etapas:

  • 1ª etapa – exame de conhecimentos (eliminatória e classificatória), a ser aplicado nas datas prováveis de 19 e 20 de agosto de 2023;
  • 2ª etapa – seleção psicofísica (eliminatória);
  • 3ª etapa – teste de suficiência física (eliminatória); e
  • 4ª etapa – período de adaptação e verificação de documentos (eliminatória).

No exame de conhecimentos, o candidato terá que responder 20 questões envolvendo as disciplinas de Português, Inglês, Matemática e Física. Cada uma delas valerá 5 pontos, totalizando assim 100 pontos possíveis.

continua depois da publicidade

Também haverá uma redação valendo 100 pontos e o candidato terá entre 20 e 30 linhas para escrever seu texto.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade