Inscrição Enem 2023: Inep divulga edital e datas

Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano já tem cronograma confirmado e edital publicado. Confira os principais detalhes e antecipe seus estudos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) acaba de lançar o edital do Enem 2023, que abre inscrições no próximo dia 5, com taxa de participação no valor de R$ 85. O prazo se estende até 16 de junho. Já as provas estão previstas para 5 e 12 de novembro.

continua depois da publicidade

Confira a seguir os principais destaques do próximo Exame Nacional do Ensino Médio. Saiba também as etapas previstas e acesse o edital completo do Enem 2023.

Como realizar a inscrição no Enem 2023?

O procedimento de inscrições é o mesmo dos anos anteriores e será aberto pelo site do Inep no próximo dia 5. O prazo para registro se encerra dia 16 de junho, às 23h59 (horário de Brasília).

Leia também

A taxa de inscrição, fixada em R$ 85, pode ser paga até 21 de junho. Já o resultado das solicitações de isenção do pagamento foi divulgado pelo órgão na última segunda-feira (8).

continua depois da publicidade

Durante a inscrição, será necessário escolher a língua estrangeira da prova (Inglês ou Espanhol). Para se candidatar, basta informar o CPF, criar o cadastro e a senha de acesso diretamente na página do participante. Quem já se cadastrou em anos anteriores pode utilizar o mesmo login.

“Caso esteja com dificuldades para criação ou recuperação de senha no gov.br, acesse o endereço e veja as respostas das dúvidas frequentes. Também é possível informar a dificuldade no endereço e, se possível, anexar printscreen (foto/captura da tela) ilustrando o que está ocorrendo”, explica o Inep.

continua depois da publicidade

Quando e como serão as provas do Enem 2023?

Como de costume, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas em dois dias distintos, em domingos consecutivos, com quatro provas objetivas (compostas por 45 questões cada) e uma redação:

Primeiro dia do Enem

  • Quando – 5 de novembro de 2023;
  • Duração – cinco horas e meia;
  • Conteúdo – redação + 45 questões sobre Linguagens e Códigos + 45 questões sobre Ciências Humanas.

Segundo dia do Enem

  • Quando – 12 de novembro de 2023;
  • Duração – cinco horas;
  • Conteúdo – 45 questões sobre Ciências da Natureza + 45 questões sobre Matemática.
disciplinas e datas enem 2023

Reprodução: MEC/Inep

“Nos dias de realização do Exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília-DF)”, informa o Inep.

Quando saem os resultados do Enem?

A publicação dos gabaritos está prevista para o dia 24 de novembro. Já a divulgação dos resultados será realizada no início de 2024, em 16 de janeiro.

continua depois da publicidade

Por fim, quem participa do Enem na condição de “treineiro” terá os resultados lançados em março do ano que vem – 60 dias após a publicação para os candidatos regulares.

O Inep define como “treineiros” os seguintes participantes, que optam pelo Enem somente para fins de autoavaliação:

  • Quem concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2023;
  • Quem não está cursando/não concluiu o ensino médio.

Saiba mais

“Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni)”, destaca o Inep.

As notas também são utilizadas como parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e por estudantes brasileiros interessados em cursar uma graduação em instituições portuguesas conveniadas.

Outras informações sobre o Enem 2023 podem ser acessadas no edital de abertura. Em caso de dúvidas, também é possível acessar a página de perguntas frequentes ou contatar o Inep diretamente pelo telefone 0800-616-161.

Serviço – Enem 2023

  • Prazo de inscrições: 5 a 16/06;
  • Aplicação das provas: 5 e 12/11;
  • Divulgação dos gabaritos: 24/11;
  • Publicação dos resultados: 16/01/24.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade