Não Me Perturbe: Conheça a plataforma que bloqueia números de telemarketing

O Não me Perturbe foi criado para auxiliar consumidores incomodados com ligações de empresas de telefonia e outras. Veja como funciona e como se cadastrar na plataforma.

Receber chamadas ou mensagens de texto (SMS) de operadoras de telefonia e bancos tentando vender produtos e serviços não solicitados é algo bastante comum. E para quem quer se livrar da insistência dessas companhias, existem diversos canais de bloqueio para que os consumidores sinalizem que não desejam receber publicidade não solicitada. Um deles é o "Não Me Pertube". Se você se sente incomodado com essa prática, veja como usar essa plataforma a seguir.

continua depois da publicidade

Não Me Perturbe: o que é?

Disponível desde julho de 2019, a plataforma "Não Me Perturbe" possibilita o bloqueio de chamadas de telemarketing oriundas de empresas de telecomunicações e oferta de crédito consignado. Entretanto, não é possível bloquear ligações provenientes de planos de saúde ou redes varejistas.

Segundo a Conexis Brasil Digital, que reúne as companhias de telecomunicações e de conectividade, São Paulo lidera o número de registros bloqueados no Não Me Perturbe, com 5,17 milhões de números. O estado possui a maior base de clientes do país, com mais de 80 milhões de celulares e telefones fixos. Já o Distrito Federal representa 7,1% da base de telefones cadastrados na plataforma.

Leia também

O canal integra as medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Desde sua criação, o número de cadastros cresceu ano após ano, inclusive em 2022 ultrapassou a marca de 10 milhões.

continua depois da publicidade

Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em novembro do ano passado o volume de reclamações reduziu em 29% em relação ao mesmo mês de 2021.

Quais empresas podem ser bloqueadas na plataforma?

Para bloquear números de celular e telefone fixo e não receber ligações de telemarketing desses dois setores, é necessário se cadastrar diretamente no site "Não Me Perturbe" ou através dos Procons em todo o país. O bloqueio é efetuado em até 30 dias após o cadastro no site.

continua depois da publicidade

Inicialmente, o site foi criado visando bloquear ligações provenientes de empresas de telefonia. Atualmente, porém, o serviço é mais abrangente e os usuários também podem bloquear ligações de:

  • Bancos;
  • Empresas que oferecem empréstimos;
  • Empresas de telecomunicações.

Contudo, o serviço não engloba todas as empresas existentes, somente aquelas integradas à plataforma. Ao acessar a conta para realizar o cadastro, o usuário pode verificar quais empresas podem ser bloqueadas.

Passo a passo para se cadastrar

  1. Acesse o site oficial do Não Me Perturbe em seu navegador de internet;
  2. Clique em “Solicitar Bloqueio”;
  3. Caso seja o primeiro acesso, clique na opção de criar cadastro e informe seu nome completo, CPF, e-mail e crie uma senha de acesso;
  4. Confirme o cadastro por e-mail;
  5. Faça login usando as suas credenciais;
  6. Informe o número de telefone que deseja bloquear, com DDD, e selecione as empresas que deseja bloquear as ligações;
  7. Clique em “Cadastrar Telefone”;
  8. Insira o código recebido por SMS para finalizar o cadastro de bloqueio.

Aplicativo Não Me Perturbe

Por fim, o app Não Me Perturbe é outra opção para bloquear chamadas de telemarketing em smartphones com sistema operacional iOS e Android. Para usá-lo, é necessário informar o nome completo, número de telefone com DDD e selecionar as empresas dos setores de telecomunicação e financeiro que deseja bloquear, podendo cadastrar várias linhas em uma única conta.

continua depois da publicidade

Contudo, o aplicativo não impede ligações de instituições financeiras para "confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade, com ou sem oferta de refinanciamento". Além disso, o bloqueio feito pelo app também pode levar até 30 dias para entrar em vigor após a solicitação.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade