O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos (Alert-AS) emitiu um novo alerta por meio do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) sobre a ocorrência de chuvas intensas e tempestade em mais de 600 cidades do país. Com grau de severidade laranja sinalizando perigo, estima-se que o alerta será encerrado amanhã, às 10h.
Neste sentido, a chuva nessas regiões pode variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Ademais, haverão ventos intensos de até 100km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Por conta disso, existem indicações das autoridades para auxiliar os cidadãos nesses municípios. Saiba mais informações a seguir:
Quais são as regiões afetadas?
1) Chuvas intensas em 116 municípios do estado do Amazonas, Pará e Roraima
- Baixo Amazonas;
- Centro Amazonense
- Marajó;
- Nordeste Paraense;
- Norte Amazonense;
- Norte do Amapá;
- Sudeste Paraense;
- Sudoeste Amazonense;
- Sudoeste Paraense;
- Sul Amazonense;
- Sul de Roraima;
- Sul do Amapá.
Para conferir a lista de cidades atingidas e consultar mais informações sobre o alerta acesse o site do INMET.
2) Chuvas intensas em 50 municípios do estado da Bahia
- Centro Norte Baiano;
- Centro Sul Baiano;
- Metropolitana de Salvador;
- Nordeste Baiano;
- Sul Baiano.
Para conferir a lista de cidades atingidas e consultar mais informações sobre o alerta acesse o site do INMET.
3) Tempestade em 492 municípios do estado de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul
- Centro Ocidental Rio-grandense;
- Centro Oriental Rio-grandense;
- Centro-Sul Paranaense;
- Nordeste Rio-grandense;
- Noroeste Paranaense;
- Noroeste Rio-grandense;
- Oeste Catarinense;
- Oeste Paranaense;
- Serrana;
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Sudoeste Paranaense;
- Sudoeste Rio-grandense.
Para conferir a lista de cidades atingidas e consultar mais informações sobre o alerta acesse o site do INMET.
Quais são as instruções das autoridades?
Em primeiro lugar, recomenda-se que os cidadãos não busquem abrigo debaixo das árvores por conta do risco de queda e descargas elétricas, e também não estacione veículos próximos às torres de transmissão ou placas de propaganda. Os moradores dessas regiões podem procurar a Prefeitura para se informar sobre a área de risco na região.
Por conta do período de chuvas, é importante manter as calhas e ralos da residência limpos para facilitar o escoamento. As autoridades instruem a evitar a obstrução dos bueiros e bocas de lobo por meio da coleta de lixo, varredura das calçadas e limpeza das ruas por parte dos moradores. Quem possui árvore em frente à residência deve realizar a poda constante para não causar quedas e acidentes.
Durante as chuvas, é importante manter as portas e janelas fechadas. Evite o contato com a água no caso de alagamentos, pois podem estar contaminadas e provocar doenças. Da mesma forma, deve-se evitar atravessar ruas alagadas, mesmo com os veículos, porque a força da enxurrada pode acabar arrastando o indivíduo em outra direção.
Desligue todos os aparelhos elétricos da tomada, incluindo o quadro geral de energia da residência e feche o registro de entrada de água. Se possível, guarde os documentos mais importantes e itens de valor em sacos plásticos que possam ficar armazenados na parte superior de armários e estantes, porque você consegue protegê-los da chuva e da possível invasão de água.
Por fim, obtenha mais informações e orientações com a Defesa Civil, no telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, no telefone 193. Em caso de emergência, entre em contato para solicitar assistência ou resgate.