Aneel autoriza aumento na conta de luz destes 4 estados brasileiros

O aumento na conta de luz nestes quatro estados brasileiros faz parte da Revisão Tarifária Periódica da Energia feita pela Aneel geralmente a cada quatro anos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou recentemente o aumento na conta de luz de quatro estados brasileiros, afetando o bolso de milhões de consumidores. O reajuste na tarifa de energia elétrica faz parte da chamada Revisão Tarifária Periódica da Energia que ocorre geralmente a cada quatro anos.

continua depois da publicidade

De acordo com órgão, a Revisão Tarifária Periódica da Energia tem o objetivo de analisar, após um período previamente no contrato de concessão com as concessionárias de energia elétrica (geralmente de quatro anos) o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, reavaliando, por exemplo, os custos eficientes.

Vale destacar que no ano em que ocorre o aumento na conta de luz por conta da Revisão Tarifária Periódica da Energia, não há o reajuste anual de tarifa. Nos anos em que acontece a revisão periódica, é feito somente o reposicionamento das tarifas, que se baseia em regras diferentes daquelas aplicadas ao reajuste tarifário anual.

Aumento na conta de luz autorizado em 4 estados

Leia também

Em dois estados brasileiros, o aumento na conta de luz já está sendo aplicado. Em outro, o reajuste foi autorizado recentemente. Já em outro, o valor da conta de energia deve subir a partir de junho. Entenda a seguir:

continua depois da publicidade

Aumento na conta de luz no Ceará e Mato Grosso do Sul

Os consumidores cearenses e sul-mato-grossense já estão pagando mais caro pela energia elétrica. No Ceará, a Aneel aprovou, no dia 18 de abril, a revisão periódica de 3,06% da Enel CE.

No entanto, esse índice não será aplicado a todos os consumidores, uma vez que há diferenciação entre as categorias de consumo. Para os de baixa tensão, o aumento aprovado foi de 5,51%. Já para os residenciais, o reajuste foi de 4,6%. Por fim, para os consumidores de média e alta tensão (indústrias), houve o reajuste de – 3,77%.

continua depois da publicidade

No caso do Mato Grosso do Sul, a Aneel autorizou, no começo de abril, o reajuste no valor médio de 9,28% da Energia MS. Os consumidores de alta tensão estão pagando a conta de luz 6,28% mais cara, enquanto aqueles de baixa tensão estão pagando 10,48% a mais. Já os consumidores residenciais passaram a pagar 9,58% a mais por kWh.

Reajuste na conta de luz foi autorizado na Bahia

Recentemente, a Aneel autorizou o reajuste na tarifa da energia elétrica da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). O valor médio do aumento aprovado é de 8,18%. Para os consumidores de baixa tensão o aumento será de 8,66%, já para os de alta tensão será de 6,91%. A Coelba está autorizada a aplicar o aumento na conta de luz na Bahia desde 22 de abril.

A conta de energia vai aumentar em junho na RGE Sul

A Aneel propôs um reajuste médio de 6,03% nas tarifas da RGE Sul, distribuidora de energia elétrica do Rio Grande do Sul. O aumento deve começar a ser aplicado a partir de 19 de junho deste ano.

continua depois da publicidade

Os consumidores de baixa tensão vão pagar 10,14% mais caro pela conta de luz. Os residenciais vão pagar 9, 49% a mais. Já aqueles de alta tensão, vão pagar 1,87% a menos nas tarifas de energia elétrica.

A RGE é responsável por cerca de 65% da energia consumida no estado gaúcho e atende a mais de sete milhões de pessoas em municípios como Santa Maria, Canoas e Caxias do Sul.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade