Alerta Inmet: Tempestades e Chuvas intensas em 208 municípios

Um novo alerta para tempestades e chuvas intensas foi emitido recentemente pelo Inmet. Saiba quais são os riscos potenciais e outras informações sobre as previsões.

As chuvas intensas seguem sem dar trégua em várias partes do país há algumas semanas. Hoje (12/04), um novo alerta para chuvas e tempestades foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para cerca de 208 municípios. Com grau de severidade marcado como “Perigo”, é essencial que a população das áreas afetadas tome as devidas precauções para evitar acidentes.

continua depois da publicidade

Quanto às regiões de incidência das previsões, as passadas e os temporais devem afetar estados como o Amazonas, Roraima, Pará e Rio Grande do Sul. Confira mais informações e quais são os riscos potenciais abaixo.

Tempestade em 165 cidades do Sul

Leia também

O primeiro alerta do dia foi emitido às 8h30, e se refere às tempestades que atingem boa parte do estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o instituto, a previsão só deve terminar a partir de amanhã (13/04), às 10h.

Quanto aos índices pluviométricos, são estimados volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, existem riscos de ventos intensos com velocidade entre 60 e 100 km/h, junto de queda de granizo, corte de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e estragos em plantações.

continua depois da publicidade

Com base nas informações do Inmet, as áreas que devem ser afetadas pelas tempestades são as seguintes:

  • Sudoeste Rio-grandense;
  • Centro Ocidental Rio-grandense;
  • Metropolitana de Porto Alegre;
  • Sudeste Rio-grandense;
  • Centro Oriental Rio-grandense;
  • Noroeste Rio-grandense.

De modo que a população possa se manter informada, o Inmet libera uma lista completa dos municípios afetados pelas tempestades. É possível conferir todas as cidades por meio do site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

Chuvas intensas em 43 cidades do Norte

O segundo alerta do dia foi publicado às 9h40, referente às chuvas intensas que atingem a região norte, e é provável que as passadas só terminem a partir de amanhã (13/04), também às 10h.

continua depois da publicidade

Assim como no aviso anterior, o instituto chama a atenção para chuvas entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h. Já os riscos de queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e corte de energia elétrica são esperados para as áreas a seguir:

  • Sudoeste Amazonense;
  • Norte Amazonense;
  • Norte de Roraima;
  • Sul de Roraima;
  • Centro Amazonense;
  • Vale do Juruá;
  • Baixo Amazonas.

Como de praxe, a lista completa de municípios afetados pode ser conferida por meio do site do Alert-AS.

O que fazer em situações de risco

Os moradores das regiões afetadas pelas chuvas e tempestades devem tomar algumas precauções para evitar acidentes e prejuízos durante períodos de grande incidência das previsões. Visando a segurança da população, o Inmet liberou uma série de instruções que devem ser seguidas para garantir que problemas mais sérios não aconteçam.

continua depois da publicidade

Em casos de rajada de vento, por exemplo, o indicado é não se abrigar debaixo de árvores, visto que há risco de descargas e quedas elétricas. Igualmente, não se deve estacionar veículos perto de placas de propaganda e torres de transmissão.

Sempre que possível, os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia deve ser desligado, evitando assim curtos-circuitos ou até mesmo a perda total de bens. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, no número 199, ou ao Corpo de Bombeiros, no 193.

Leia também

Concursos em sua
cidade