INMET: alerta de chuvas intensas em 262 municípios brasileiros

Chuvas intensas fazem com que INMET emita alerta para diversas áreas no país. Grau de severidade é o de “perigo”.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas para 262 municípios do Brasil. O grau de severidade foi determinado como “perigo”. As chuvas devem cair a partir desta quarta-feira, dia 05 de abril.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o Instituto Nacional de Meteorologia é subordinado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Além de prestar serviços de alertas, o instituto também auxilia na produtores rurais com previsões e ainda oferece serviços para outras áreas do governo federal.

Chuvas no Norte, Centro-Oeste e Maranhão

Moradores das regiões Norte e Centro-Oeste e parte do Maranhão, devem ficar de olho nos alertas do INMET. Ao todo, uma região que compreende 232 municípios contará com fortes chuvas. Confira a seguir as áreas:

Leia também

Áreas Afetadas

Nordeste Paraense, Vale do Acre, Baixo Amazonas, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Centro Amazonense, Oeste Maranhense, Marajó, Metropolitana de Belém, Norte Mato-grossense, Sul Amazonense, Sudeste Paraense, Madeira-Guaporé, Sudoeste Amazonense, Sudoeste Mato-grossense, Norte Amazonense, Sul do Amapá.

continua depois da publicidade

Segundo o que foi estipulado pelo INMET, as chuvas intensas se darão no período abaixo:

  • Início: 05/04/2023 às 10h;
  • Fim: 06/04/2023 às 10h.

Os detalhes estão disponíveis no site do INMET.

Chuvas no Nordeste

Outra área que deve ser afetada é o litoral do Nordeste, nos estados do Rio Grande do Norte e no Ceará. Ao todo, 30 municípios devem ser afetados. Eles fazem parte das regiões abaixo:

Áreas Afetadas

  • Jaguaribe;
  • Oeste Potiguar;
  • Norte Cearense;
  • Central Potiguar;
  • Agreste Potiguar;
  • Leste Potiguar.

De acordo com o INMET, as chuvas devem começar a partir do dia 05 de abril e devem durar quase 24 horas. Veja a previsão:

continua depois da publicidade
  • Início: 05/04/2023 às 10h23;
  • Fim: 06/04/2023 às 10h.

Mais informações podem ser encontradas no site do INMET.

O que fazer em situações de risco?

O começo do outono é caracterizado por fortes chuvas no Brasil. Tempestades como as alertadas pelo INMET trazem perigo para moradores das áreas que são atingidas pela precipitação. Alagamentos e deslizamentos de terras são frequentes nesse tipo de situação. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados por parte da população local.

Se a residência ficar em uma encosta, é recomendável que o morador saia do local com seus pertences mais valiosos e se abrigue em locais onde não há risco de deslizamentos. Caso a Defesa Civil tenha feito o alerta ou interditado a moradia, siga as instruções para evitar acidentes e possíveis fatalidades.

continua depois da publicidade

Em caso de tempestades com muitos raios, evite locais abertos e não se abrigue debaixo de árvores. Também evite corpos com água como lagos, rios e piscinas. Se estiver de carro, não estacione perto de torres de telecomunicação, placas de publicidade ou qualquer construção que possa atrair descargas elétricas.

Durante as tempestades há uma tendência de que o fornecimento de energia elétrica fique instável, podendo provocar curtos-circuitos e até a interrupção geral do serviço. Assim, é recomendado que a pessoa retire seus aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar sobrecargas e a perda do objeto.

Vale lembrar que o telefone da Defesa Civil é o 199 e o dos Bombeiros é o 193. Ao tomar as precauções necessárias e seguir as instruções das autoridades competentes, vidas podem ser salvas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade