Asteroide com tamanho de 90 elefantes passará pela Terra NESTA quinta

Asteroide chamado de 2023 FM, com comprimento entre 120 e 270 metros, vai passar pela Terra nesta quinta-feira (06/04).

Um asteroide recente, descoberto pela Nasa em março deste ano e chamado de 2023 FM, vai passar pela Terra nesta quinta-feira (06/04). Essa proximidade, no entanto, não apresenta nenhum risco de impacto. A rocha possui um tamanho grande, medindo entre 120 a 270 metros.

continua depois da publicidade

De acordo com a NASA (National Aeronautics and Space Administration), apesar de relativamente perto para tamanhos astronômicos, ele está em uma distância segura do planeta Terra e não deve oferecer maiores problemas, passando a 3 milhões de km da superfície terrestre, de acordo com cientistas da agência espacial norte-americana.

Na escala espacial, no entanto, essa distância é considerada “próxima”.

Asteroide passará pela Terra nesta quinta (06/04)

Leia também

Apesar de ter um tamanho relativamente grande, comparado a 90 elefantes, o asteroide 2023 FM só foi avistado pela primeira vez no dia 16 de março deste ano. O asteroide se aproximará da Terra nesta quinta-feira, e vem viajando a uma velocidade média de 54 mil km/h

continua depois da publicidade

A origem desse objeto, no entanto, é desconhecida. Por isso, muitas dúvidas ficam sobre quantos mais deles podem estar em órbita sem serem identificados com um tempo prévio.

A maioria das rochas espaciais que passam pelo planeta Terra, no entanto, derivam do cinturão de asteroides presente entre Marte e Júpiter.

Atualmente, já há tecnologias avançadas que evitam que asteroides como esse colidam com a Terra. No ano passado, uma série de testes a partir da missão DART foram realizados. Uma espaçonave se chocou propositalmente com um asteroide com objetivo de modificar sua rota.

continua depois da publicidade

A missão visava testar um método para desviar um asteroide colidindo uma espaçonave contra ele em alta velocidade. Dessa maneira, a NASA fez essa experiência com êxito. Além disso, forneceu informações valiosas sobre a estrutura e composição dessas rochas espaciais.

A agência espacial norte-americana rastreia objetos próximos à Terra e desenvolve planos para possíveis cenários de impacto, incluindo opções de desvio ou destruição, caso haja necessidade.

De acordo com os cientistas, um asteroide menor, chamado de 2023 FN13, deve se aproximar do meteoro 2023 FM em abril. Contudo, sua velocidade é mais lenta, em média de 16,2 mil km/h. A estimativa é que ela passe a 1 milhão de km da superfície da Terra no final do mês.

continua depois da publicidade

Conheça outros asteroides que devem se aproximar da Terra em 2023

Asteroide 349507 (2008 QY)

O asteroide 349507 (2008 QY) está previsto para chegar próximo ao planeta Terra no mês de outubro deste ano. Os dados foram divulgados pelo NEO da NASA, que classificam-no como uma rocha potencialmente perigosa.

Esse objeto espacial tem uma medida que varia de 519 e 1.199 metros de diâmetro. A sua maior aproximação está prevista para o dia 3 de outubro, chegando a 6,2 milhões de quilômetros do planeta Terra.

Asteroide 363505 (2003 UC20)

Este é o maior asteroide que vai se aproximar do planeta Terra em 2023. De acordo com o NEO da NASA, apresenta um tamanho de cerca de 1,9 quilômetros. Assim, acredita-se que ele se aproximará de 5,1 milhões de quilômetros de nosso planeta no dia 2 de novembro deste ano.

Asteroide 139622 (2001 QQ142)

Estima-se que ele tenha um tamanho que varia entre 529 e 1.199 metros. O asteroide passará pela Terra na data prevista de 6 de dezembro, a cerca de 5,4 milhões de quilômetros de distância.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade