Dívidas bancárias: mutirão de renegociação encerra dia 31; veja como participar

O objetivo do mutirão é oferecer oportunidades a consumidores que estão com dívidas atrasadas em bancos e instituições financeiras.

O final do Mês do Consumidor traz o encerramento da primeira temporada de renegociação de dívidas de 2023. Entretanto, nesta semana, ainda é possível encontrar descontos expressivos para incentivar e facilitar o pagamento das dívidas em atraso, reduzindo a inadimplência. Assim, quem quiser aproveitar a oportunidade tem até o dia 31 de março para participar da nova edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira.

continua depois da publicidade

A companha é promovida duas vezes ao ano, nos meses de março e novembro, pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em colaboração com o Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons estaduais.

Quais dívidas bancárias poderão ser renegociadas?

Os interessados podem renegociar dívidas de cartão de crédito, empréstimo consignado, cheque especial e outras modalidades de crédito com bancos ou instituições financeiras. No entanto, empréstimos garantidos por bens como veículos, motocicletas ou imóveis não são elegíveis para esse tipo de negociação.

Leia também

Os descontos, prazos, taxas e condições de pagamento variam de acordo com a instituição. A renegociação pode ser feita pelos canais oficiais do banco ou entidade financeira ou pelo portal Consumidor.gov.br, que o cidadão pode acessar através de sua conta Gov.br com selo prata ou ouro.

continua depois da publicidade

A última edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira foi realizada em novembro do ano passado, durante a qual foram renegociados 2,325 milhões de contratos. Com efeito, a Febraban afirmou que também divulgará balanço dessa primeira ação de 2023 após o término da campanha.

Como participar o mutirão de renegociação de dívidas bancárias da Febraban?

Para participar do mutirão de renegociação de dívidas bancárias da Febraban, basta seguir as dicas abaixo:

  1. Acesse a plataforma Registrato do Banco Central para saber quais dívidas existem em seu nome e o valor atual.
  2. Determine um valor a pagar mensalmente que caiba no seu orçamento, analisando todas as suas entradas e saídas, como aluguel, faturas de água, luz, etc. Some as despesas e veja quanto falta para quitar a dívida.
  3. Ao negociar, pergunte sobre as condições oferecidas para liquidar a dívida. Se as condições forem aprovadas, você deverá assinar um acordo de negociação. Caso contrário, também é possível fazer contrapropostas para chegar a um consenso.
  4. Se possível, tente quitar as dívidas de uma só vez para conseguir maiores descontos e prazos de pagamento.

No caso de pessoas que não conseguem quitar a dívida sem comprometer despesas essenciais, a recomendação é procurar os órgãos de defesa do consumidor para ter acesso à Lei do Superendividamento, que prevê tratamento especial para quem se enquadra no perfil.

continua depois da publicidade

Dados sobre a inadimplência no país

Dados recentes mostram que o país tem cerca de 65,1 milhões de brasileiros com dívidas vencidas, segundo estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), feito em janeiro deste ano.

O endividamento das famílias fechou em alta em 2022, com 77,9% dos consumidores com alguma dívida vencida em dezembro, marcando o quarto recorde consecutivo, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade