Conta de luz pode ficar mais cara NESTES estados

A conta de luz poderá ficar mais cara em dois estados brasileiros entre os meses de maio e junho. Saiba os detalhes.

Consumidores de alguns estados brasileiros podem ter a conta de luz mais cara em breve. O aumento tem correspondência ao reajuste da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aos consumidores residenciais. O estado de Minas Gerais pode ter aumento de 12%, enquanto o Rio Grande do Sul poderá subir em 9,49%.

continua depois da publicidade

Os novos valores devem começar a valer no mês de maio ou junho de 2023. Além do aumento do uso residencial, também haverá reajuste para os consumidores industriais.

Conta de luz mais cara em dois estados

Com um orçamento cada vez menor, as famílias brasileiras de dois estados brasileiros terão que lidar com o reajuste da energia elétrica em 2023.

Leia também

O reajuste tarifário é realizado anualmente pela Aneel, iniciando no mês de março. Para o ano de 2023, a agência reguladora prevê que a tarifa de energia elétrica suba 5,6% em média. No entanto, algumas localidades podem ter um aumento ainda maior. Confira:

continua depois da publicidade

Rio Grande do Sul

A conta de luz para estabelecimentos residenciais da RGE Sul Distribuidora de Energia poderá ser subir cerca de 9,49%, segundo proposta apresentada pela Aneel.

O reajuste deve afetar mais de três milhões de unidades consumidoras em 381 municípios do Rio Grande do Sul. Entre eles estão Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Santa Maria.

Essas novas tarifas entrarão em vigor a partir do dia 19 de junho, segundo previsão, após serem aprovadas pela diretoria da Aneel. Conforme a proposta apresentada em audiência pública, o aumento médio para consumidores de baixa tensão seria de 10,14%. Já para os consumidores de alta tensão, como indústrias, o reajuste ficaria em 1,87%.

continua depois da publicidade

Minas Gerais

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) pode ter uma alta de até 12% na conta de luz, pelo retorno da cobrança do ICMS, estabelecido após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em todo o país.

Dessa maneira, embora tenha um reajuste do valor da conta de luz, ele não tem a ver com aumento da tarifa na usina de Itaipu. Vale salientar que a cada cinco anos a tarifa é revisada. Assim, a cobrança deve ser reavaliada apenas em 2028.

continua depois da publicidade

O aumento da taxa só acontece após a Superintendência de Gestão Tarifária realizar os cálculos necessários.

Aumento na conta de luz: como economizar?

Com a conta de energia mais cara, é importante ter atenção aos aparelhos plugados na tomada, lâmpadas acesas e o tempo de uso de ar-condicionado e chuveiro elétrico, por exemplo.

Os principais vilões, que encarecem a sua conta de luz, são o ar-condicionado e máquina de lavar, principalmente quando estão com os filtros sujos, pois demandam de maior potência do aparelho para funcionar. Por isso, é importante ter controle da limpeza deles.

Vale ainda manejar o tempo de banho quando se usa o chuveiro elétrico, pois consome muita energia e encarece a conta do final do mês.

Deixar alguns aparelhos plugados na tomada também consome luz elétrica, mesmo aem uso. Dentre aqueles que podem ser desligados, sem nenhum prejuízo ao seu funcionamento, estão o micro-ondas, forno elétrico, televisão, notebook, computador e aparelho de som.

Outra boa dica para economizar energia elétrica é trocar lâmpadas comuns por outras de LED. Apesar de serem mais caras no mercado, elas consomem menos luz, além de serem mais duráveis.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade