Páscoa é feriado? Descubra a origem dessa celebração e se há folga na data

Considerado um 'feriado móvel', a Páscoa é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. Confira quando será celebrada em 2023.

Na tradição católica, a Páscoa relembra a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. A Igreja Católica determinou que esta ocasião deve ocorrer após a Quaresma, um período de jejum e abstinência, que inicia na Quarta-feira de Cinzas e dura 40 dias.

continua depois da publicidade

Assim, a Páscoa é celebrada após a Sexta-feira Santa, no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera no hemisfério sul e do equinócio de outono no hemisfério norte. O equinócio marca o início dessas estações e é o momento em que o sol incide diretamente no Equador, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração.

Quando será a Páscoa em 2023?

A Páscoa é uma festa de grande importância para o calendário cristão, pois é quando se comemora a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu três dias após sua crucificação. Em suma, sua data é móvel, ou seja, muda a cada ano, a exemplo do Carnaval e do Corpus Christi. Em 2023, a Páscoa ocorrerá no domingo, dia 9 de abril.

Leia também

Esta data envolve várias tradições, como a compra de ovos de chocolate, a realização de missas e cultos religiosos, e a preparação de refeições especiais em família. Inclusive, em muitas culturas, a celebração também é associada à chegada da primavera, que traz consigo a transformação da natureza e o florescimento das plantas.

continua depois da publicidade

A Páscoa é feriado?

O domingo de Páscoa não é feriado nacional, mas a Sexta-Feira Santa (dia em que os cristãos celebram a Paixão de Cristo) é. Esse ano, a data será em 7 de abril. Isso significa que todos os trabalhadores têm direito a folga obrigatória, conforme a legislação do país. Nesse dia, são celebradas a paixão, a morte e a crucificação de Jesus Cristo, um dos eventos mais importantes da história da religião cristã.

É um dia de luto e reflexão, no qual os fiéis são chamados a meditar sobre o sofrimento de Jesus e a importância de sua morte para a salvação da humanidade. Além disso, a Sexta-Feira Santa é um dia de penitência e abstinência, no qual os fiéis são convidados a jejuar e se abster de carne, em memória do sacrifício de Jesus.

continua depois da publicidade

Feriados e pontos facultativos em 2023

Para aqueles que já estão de olho na próxima folga, o próximo feriado nacional será o Dia de Tiradentes, em 21 de abril. A data cai em uma sexta-feira, o que possibilitará a emenda do feriado. Veja o calendário completo abaixo:

Próximos feriados nacionais

  • 7 de abril (sexta-feira Santa): Paixão de Cristo;
  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes;
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho;
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (quinta-feira): Finados;
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal.

Pontos facultativos

  • 8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi;
  • 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público.

Veja a diferença entre feriado e ponto facultativo

Feriado e ponto facultativo são termos comuns no vocabulário dos trabalhadores, mas muitas vezes podem gerar dúvidas sobre suas diferenças. Feriados são dias em que as atividades comerciais, industriais e de serviços são suspensas e, em geral, são decretados por lei. Esses dias são considerados obrigatórios para as empresas concederem folga aos seus funcionários.

Já o ponto facultativo é um dia em que o expediente é dispensado apenas para funcionários públicos ou em empresas que decidam conceder o dia de folga. No entanto, ao contrário dos feriados, a empresa não é obrigada por lei a dispensar seus empregados.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade