Novo RG: apenas 4 estados finalizaram a fase de testes de emissão

O novo RG está em fase de adaptação em vários outros estados; por enquanto apenas 4 unidades da federação estão completamente aptas a emitir o documento em sua nova versão.

Pela primeira vez, o novo RG virá com um padrão de emissão e modelo para todos os órgãos de identificação nacional. Entretanto, o novo sistema de identificação adotado pelo governo encontra-se disponível apenas em 4 estados, que conseguiram finalizar a fase de testes de emissão.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) traz novidades que visam acabar com as fraudes. Por isso, traz consigo elementos de segurança, com QR Code e zona de leitura feita de forma automatizada, facilitando a checagem das forças de segurança quando for preciso.

O novo RG também usa o CPF como número de registro nacional. Dessa forma, o cidadão continua com o mesmo número, independente de onde foi emitido o documento. A nova carteira de identidade é considerada o documento de identificação mais seguro do país e um dos mais seguros do mundo.

Novo RG: apenas 4 estados disponibilizaram a emissão

Leia também

Em fase de implementação em todo o país, a emissão do novo RG está disponível completamente apenas em 4 estados do Brasil. Dessa forma, apenas Acre, Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina se encontram totalmente preparados para a emissão do documento.

continua depois da publicidade

Também conhecida como CIN (Carteira de Identidade Nacional), o novo documento foi anunciado pelo governo em fevereiro de 2022 e usa o CPF como número de identificação, com validade nacional.

O prazo inicial para a emissão do novo RG em todo o Brasil estava marcado para o início deste mês de março. No restante da federação, incluindo o Distrito Federal, a emissão da CIN encontra-se em fase de testes para a completa implementação.

Atualmente os RGs são emitidos por cada estado do país, incluindo o DF. Ao anunciar o novo documento, o governo estabeleceu o prazo de um ano para que todos os estados se adequassem de maneira que conseguissem produzir a CIN em seus sistemas.

continua depois da publicidade

Como a maioria dos estados não conseguiu se adequar a tempo, o governo prorrogou o prazo de emissão do novo RG. Assim, os estados que ainda não se adequaram têm até o dia 6 de novembro para oferecer o novo serviço.

Situação geral em outros estados

Apenas quatro estados estão completamente aptos a emitirem o novo RG, ou a CIN, como é conhecido o novo documento. Até o momento, somente Acre, Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina estão preparados de forma total para a emissão da carteira de identificação.

continua depois da publicidade

Em outros dez estados a CIN está disponível de forma parcial. São eles Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

No Rio de Janeiro, por exemplo, a emissão do novo RG está disponível apenas para crianças de até 11 anos, desde que possuam CPF emitido. O Rio Grande do Sul oferece o documento apenas para quem não tem identidade.

Outro estado importante, São Paulo ainda passa pela adaptação dos sistemas. Logo após o processo, o estado iniciará uma fase de testes, com a previsão da emissão da CIN apenas em novembro. Nos outros estados, entretanto, não é possível obter a nova carteira de identificação.

Novo RG: o que muda

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) usará o CPF como número de registro. Dentre outras novidades, o documento também terá um QR Code que promete facilitar a checagem de forças de segurança nacionais, além de evitar fraudes. O documento vai exibir as seguintes informações do cidadão:

  • Nome completo ou nome social (quando existir);
  • CPF;
  • Sexo;
  • Data de nascimento;
  • Nacionalidade ou naturalidade;
  • Assinatura do titular;
  • Órgão expedidor (local e emissão também);
  • Nome da mãe e do pai;
  • QR Code para checagem automatizada;
  • Tipo sanguíneo;
  • Informações sobre a doação de órgãos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade