ChatGPT: nova atualização permite que a IA "enxergue" imagens

Uma nova versão do sistema de inteligência artificial que alimenta o popular chatbot possui melhores habilidades de linguagem e até 'entende' fotos.

Com sua incrível capacidade de conversar, responder a perguntas e até mesmo escrever linhas de código coerentes, o ChatGPT forçou muitas pessoas a repensar o potencial da inteligência artificial. Recentemente, a OpenAI, a empresa que criou a tecnologia, anunciou uma nova versão do modelo de inteligência artificial que forma seu núcleo.

continua depois da publicidade

O novo algoritmo, apelidado de GPT-4, segue-se ao GPT-3, um modelo inovador de geração de texto que foi testado pela empresa em 2020 e posteriormente adaptado para criar o ChatGPT no ano passado. Continue lendo e entenda mais sobre ele a seguir.

O que pode ser feito com a nova atualização do ChatGPT, o GPT-4?

Em suma, o GPT-4 é atualmente a versão mais recente do GPT, lançado em 14 de março de 2023. Seus desenvolvedores mencionaram que é um sistema muito mais criativo e colaborativo do que seus antecessores, sendo capaz de resolver problemas difíceis com maior precisão e com respostas mais parecidas com as que um ser humano daria.

Leia também

Com efeito, o GPT-4 pode fazer qualquer coisa relacionada ao idioma, incluindo criar jogos, questionários e tabelas numéricas. Nesse sentido, a principal diferença entre o GPT-4 e suas versões anteriores é que ele agora é capaz de dar respostas mais completas, com maior fluência, clareza, criatividade e detalhes semelhantes aos feitos por humanos.

continua depois da publicidade

Em outras palavras, o GPT-4 pode lidar com mais de 25.000 palavras de texto, o que se traduz em geração de conteúdo e conversas mais longas. De acordo com a OpenAI, o novo modelo tem 82% menos probabilidade de responder a solicitações de conteúdo não permitido e 40% mais probabilidade de produzir respostas imparciais, em comparação com o GPT-3.5.

Além disso, esta nova versão melhorou as habilidades de compreensão da imagem e você pode fazer solicitações mais detalhadas para imagens mais realistas indistinguíveis da realidade.

continua depois da publicidade

Quais são as limitações do GPT-4?

Mesmo com as melhorias, segundo a própria empresa admite, “o GPT-4 apresenta riscos semelhantes aos modelos anteriores, como geração de conselhos nocivos, código com erros ou informações imprecisas”.

A OpenAI alertou contra seu uso em “contextos de alto risco” e aconselhou a revisão humana, fornecendo contexto adicional ou “evitando usos completamente”. Embora reconhecendo os problemas, a OpenAI disse que o GPT-4 reduziu seus bugs em relação aos modelos anteriores. O GPT-4 pontua 40% a mais do que o GPT-3,5 em certas avaliações, de acordo com a empresa.

As reações a esta inovação não tardaram a chegar, e nas redes sociais tem causado espanto e volta o medo de que a força de trabalho humana seja substituída pela IA.

continua depois da publicidade

O Bing será atualizado com a nova IA?

Onde também pudemos ver melhorias importantes é no Bing, um mecanismo de busca que agora é alimentado graças ao GPT-3.5 e cujo chatbot é um pouco mais avançado que o ChatGPT, graças à possibilidade de alimentar os resultados da pesquisa.

Ou seja, o Bing Chat pode oferecer respostas atualizadas com GPT-3.5. No entanto, o chatbot do Bing também não é perfeito e, além de dar respostas imprecisas ou até inventadas em muitos casos, também tende a falhar se receber muitas perguntas em uma conversa. Acredita-se que o GPT-4 e seu recurso aprimorado de aprendizado de máquina de parâmetros podem corrigir esse problema.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade