Banco Central libera nova ferramenta para pagamento de compras

Após a liberação do Banco Central, a nova ferramenta para pagamento de compras poderá ser utilizada a partir do mês que vem. Descubra aqui qual é esse novo recurso.

Se você tem o hábito de pagar suas compras pela Internet, saiba que há uma novidade. É que o Banco Central liberou recentemente uma nova ferramenta para realizar pagamentos. Com a iniciativa, a partir do mês que vem, os brasileiros vão poder fazer suas transações de compras diretamente no WhatsApp, usando seus cartões de crédito, débito e pré-pago.

continua depois da publicidade

A liberação da nova ferramenta somente aconteceu após o BC cessar completamente as medidas coercitivas aplicadas, em 2021, à Mastercard e à Visa, que suspendiam a realização de pagamentos pelo mensageiro, a partir do Programa Facebook Pay. Por conta dessas medidas, somente era permitido os usuários do aplicativo fazerem transferências de recursos entre pessoas físicas.

A nova fermenta somente estará em funcionamento no mês que vem, porque o órgão estipulou um prazo de 30 dias para que os participantes do arranjo de pagamento (plataformas de pagamento e fabricantes de máquinas de cartão) sejam comunicados acerca da liberação.

A princípio, as bandeiras Mastercard e Visa foram as primeiras anunciadas no pagamento de compras no WhatsApp, motivo pelo qual, elas já estarão disponíveis ao fim do prazo de 30 dias imposto pelo Banco Central.

continua depois da publicidade
Leia também

Porém, o órgão afirmou que novas instituições (credenciadores ou emissores de pagamento) que estejam interessadas em fazer parte do Facebook Pay vão poderão aderir à nova ferramenta.

O que muda com liberação da nova ferramenta?

Com a liberação da nova ferramenta, os comerciantes vão poder iniciar e concluir uma compra pelo WhatsApp, sem precisarem realizar o pagamento via Pix ou por meio de cartão no ato do recebimento do produto. Já os consumidores, vão contar com a facilidade de não precisarem mais utilizar o aplicativo do banco em conjunto com o mensageiro para pagar suas compras.

continua depois da publicidade

Como funciona o pagamento através do WhatsApp?

Para fazer um pagamento através do WhatsApp, o usuário precisa se cadastrar o seu cartão na função Meta Pay. São aceitos cartões de crédito, débito e pré-pago.

Para habilitar o mensageiro para fazer o procedimento, o usuário deve clicar na opção “Pagamento”. Ao fazer isso, o aplicativo irá solicitar um valor e redirecionar para a criação de uma conta. Após, será preciso aceitar os termos de uso do WhatsApp e criar uma senha numérica de seis dígitos.

Em seguida, o usuário deverá preencher os campos com seu nome, CPF e os dados do cartão. Ao informar esses dados, o banco enviará um código por SMS, e-mail ou aplicativo da instituição financeira para finalizar o cadastro.

continua depois da publicidade

A cada realização de pagamento, o usuário deverá, antes, informar sua senha ou usar o reconhecimento biométrico do celular. O WhatsApp garante que são as informações do cartão são encriptadas.

Para receber os pagamentos feitos pelos seus clientes, os comerciantes deverão também habilitar o WhatsApp para tal recurso.

WhatsApp Beta conta com novos emojis

O WhatsApp Beta versão 2.23.5.13 agora conta com 21 novos emojis, todos eles do Unicode 15. Entre as novas figurinhas estão novas cores para corações, mãos, animais e símbolos.

No entanto, até o momento, não se sabe quando os novos emojis serão disponibilizados para todos os usuários do mensageiro.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade