Banco Central libera nova ferramenta para pagamento de compras

Após a liberação do Banco Central, a nova ferramenta para pagamento de compras poderá ser utilizada a partir do mês que vem. Descubra aqui qual é esse novo recurso.

Se você tem o hábito de pagar suas compras pela Internet, saiba que há uma novidade. É que o Banco Central liberou recentemente uma nova ferramenta para realizar pagamentos. Com a iniciativa, a partir do mês que vem, os brasileiros vão poder fazer suas transações de compras diretamente no WhatsApp, usando seus cartões de crédito, débito e pré-pago.

A liberação da nova ferramenta somente aconteceu após o BC cessar completamente as medidas coercitivas aplicadas, em 2021, à Mastercard e à Visa, que suspendiam a realização de pagamentos pelo mensageiro, a partir do Programa Facebook Pay. Por conta dessas medidas, somente era permitido os usuários do aplicativo fazerem transferências de recursos entre pessoas físicas.

A nova fermenta somente estará em funcionamento no mês que vem, porque o órgão estipulou um prazo de 30 dias para que os participantes do arranjo de pagamento (plataformas de pagamento e fabricantes de máquinas de cartão) sejam comunicados acerca da liberação.

A princípio, as bandeiras Mastercard e Visa foram as primeiras anunciadas no pagamento de compras no WhatsApp, motivo pelo qual, elas já estarão disponíveis ao fim do prazo de 30 dias imposto pelo Banco Central.

Porém, o órgão afirmou que novas instituições (credenciadores ou emissores de pagamento) que estejam interessadas em fazer parte do Facebook Pay vão poderão aderir à nova ferramenta.

O que muda com liberação da nova ferramenta?

Com a liberação da nova ferramenta, os comerciantes vão poder iniciar e concluir uma compra pelo WhatsApp, sem precisarem realizar o pagamento via Pix ou por meio de cartão no ato do recebimento do produto. Já os consumidores, vão contar com a facilidade de não precisarem mais utilizar o aplicativo do banco em conjunto com o mensageiro para pagar suas compras.

Como funciona o pagamento através do WhatsApp?

Para fazer um pagamento através do WhatsApp, o usuário precisa se cadastrar o seu cartão na função Meta Pay. São aceitos cartões de crédito, débito e pré-pago.

Para habilitar o mensageiro para fazer o procedimento, o usuário deve clicar na opção “Pagamento”. Ao fazer isso, o aplicativo irá solicitar um valor e redirecionar para a criação de uma conta. Após, será preciso aceitar os termos de uso do WhatsApp e criar uma senha numérica de seis dígitos.

Em seguida, o usuário deverá preencher os campos com seu nome, CPF e os dados do cartão. Ao informar esses dados, o banco enviará um código por SMS, e-mail ou aplicativo da instituição financeira para finalizar o cadastro.

A cada realização de pagamento, o usuário deverá, antes, informar sua senha ou usar o reconhecimento biométrico do celular. O WhatsApp garante que são as informações do cartão são encriptadas.

Para receber os pagamentos feitos pelos seus clientes, os comerciantes deverão também habilitar o WhatsApp para tal recurso.

WhatsApp Beta conta com novos emojis

O WhatsApp Beta versão 2.23.5.13 agora conta com 21 novos emojis, todos eles do Unicode 15. Entre as novas figurinhas estão novas cores para corações, mãos, animais e símbolos.

No entanto, até o momento, não se sabe quando os novos emojis serão disponibilizados para todos os usuários do mensageiro.

Leia também

você pode gostar também

A África está se partindo e novo oceano pode surgir na Terra

A África tornou-se palco de um fenômeno que fascinaria qualquer geólogo: a fratura de um continente. Há dois anos, surgiram as evidências mais claras desse processo. Leia e entenda a seguir.

Concursos públicos somam mais de 28,6 mil vagas abertas no Brasil

Concursos abertos no Brasil contam com mais de 28,6 mil vagas abertas, sendo que as oportunidades são para diferentes níveis de escolaridade.

Alerta: chuvas intensas em 1.195 municípios brasileiros, diz INMET

As chuvas intensas seguem sem dar trégua em várias regiões do país, e o Inmet emitiu recentemente um novo alerta de "Perigo" para passadas em 1.195 municípios.

Conta de luz pode ficar 12% mais cara NESTE estado; entenda o reajuste

A audiência pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para discutir sobre a revisão tarifária nos estados brasileiros, teve participação de membros da sociedade civil e representantes de setores da economia. O reajuste…

Dinheiro esquecido: R$ 5,7 bilhões ainda esperam ser sacados

De acordo com o Banco Central, 4,3 mil solicitações foram feitas por pessoas físicas e jurídicas, contudo R$ 5,7 bilhões ainda estão disponíveis na plataforma.

Projeto da Câmara cria novo feriado nacional no mês de abril

Caso o Projeto de Lei (PL) nº 960/2022 seja aprovado, o calendário oficial do país passará a ter oito feriados nacionais. Descubra aqui qual será a data.