O concurso Banco do Brasil chamou a atenção de muitos concurseiros. Não por acaso, recebeu quase 1,5 milhão de inscrições de participação em todo o país. Segundo o banco, todos inscritos terão acesso a cursos exclusivos, de maneira gratuita, para ampliar seus conhecimentos. Esse é um incentivo aos futuros servidores da instituição financeira para ingresso na UniBB.
O certame abre seis mil vagas, dentre imediatas e cadastro reserva, destinadas aos cargos de Escriturário – Agente Comercial e Agente de Tecnologia. Conforme informações da assessoria do Banco do Brasil, dentre os inscritos 53,75% são do sexo feminino e 77% têm até 35 anos.
Essa já é a segunda maior seleção externa da história da instituição financeira e a maior na área de tecnologia já realizada no país.
Concurso Banco do Brasil: cursos gratuitos
Todos os candidatos inscritos no concurso Banco do Brasil vão ter acesso gratuito a cinco cursos exclusivos da Alura. Os conteúdos não estão diretamente relacionados ao que será cobrado na prova objetiva, mas servem de incentivo para qualificação junto à Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB).
As oportunidades disponibilizadas aos inscritos no concurso público, são:
- Primeiros Passos em Lógica de Programação;
- Arquitetura de Computadores e Como Funciona um Programa de Computador;
- Aprender a Aprender e Técnicas para Lifelong Learning;
- Boas Práticas de Desenvolvimento de Carreira;
- Produtividade e Metas Pessoais
Os candidatos serão informados dessa oportunidade no e-mail cadastrado no ato da inscrição. Segundo o órgão, os profissionais selecionados pelo concurso Banco do Brasil terão direito ainda a bolsas de estudo em língua estrangeira, incentivos a programas de mentoria, cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.
É importante salientar que a plataforma ainda disponibiliza cursos gratuitos à comunidade em geral, mas sem emissão de certificado. Algumas das opções, são:
- Ação Voluntária: Gestão Financeira;
- Empresas e a Prevenção à Corrupção;
- Java para desenvolvimento web;
- Trabalho Remoto Residencial Emergencial;
- Gestão Empreendedora e Inovação.
Concurso Banco do Brasil: saiba mais
As inscrições foram recebidas até o dia 6 de março, com registro de quase 1,5 milhão de inscritos pelo país. Os profissionais serão avaliados em provas objetivas e discursivas, que estão previstas para serem aplicadas no dia 23 de abril de 2023.
Além da redação, com caráter estritamente eliminatório, serão cobradas 70 questões de múltipla escolha distribuídas entre os seguintes temas:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Matemática;
- Atualidades do Mercado Financeiro;
- Probabilidade e Estatística;
- Conhecimentos bancários;
- Tecnologia da Informação.
As oportunidades abertas abrangem todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, com aplicação da prova objetiva simultaneamente em 190 municípios. As 6 mil vagas do concurso Banco do Brasil são destinadas a candidatos com idade mínima de 18 anos e ensino médio completo.
A remuneração inicial para os profissionais contratados será de R$ 3.622,23, para atuação em jornadas de trabalho de 30 horas semanais. Os valores já foram reajustados pela instituição financeira no ano passado.
Além disso, os candidatos que forem aprovados terão direito a receber os seguintes benefícios:
- Participação nos lucros ou resultados;
- Vale-transporte;
- Auxílio-creche;
- Ajuda alimentação/refeição;
- Auxílio a filho com deficiência;
- Previdência complementar;
- Acesso ao plano de saúde, plano odontológico básico e aos programas de educação e capacitação.
A Fundação Cesgranrio é a banca organizadora escolhida como responsável pelo certame. Assim, quaisquer dúvidas sobre o concurso Banco do Brasil devem ser sanadas no site da empresa ou pelo telefone 0800-701-2028.