Aneel aprova conta de luz mais cara para ESTE estado; entenda o reajuste

Conta de luz vai ficar mais cara em estado brasileiro. Novos índices tarifários entram em vigor a partir desta quarta-feira (15/03).

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou conta de luz mais cara para os consumidores do Rio de Janeiro. Esses novos índices tarifários já começam a valer nesta quarta-feira (15/03). O reajuste acontece de maneira anual, normalmente na data de aniversário de contrato de cada empresa.

continua depois da publicidade

Os valores cobrados são reavaliados considerando a inflação e os custos de compra, transmissão e distribuição de energia elétrica, que variam de acordo com cada distribuidora, além dos encargos setoriais.

Conta de luz mais cara

As tarifas de energia cobradas para os consumidores da Enel RJ e da empresa Light foram reajustadas e passaram a valer nesta quarta-feira (15/03).

Leia também

Houve um reajuste médio de 7% na tarifa de energia cobrada dos clientes da Light, que atende cerca de 4 milhões de unidades consumidoras no estado. Já a empresa Enel RJ teve um aumento de 3,28%. Os valores correspondem a uma média, que varia conforme o tipo de consumo.

continua depois da publicidade

Reajuste Light

  • 6,03% de aumento para consumidores conectados em alta tensão, como as grandes empresas;
  • 7,47% de aumento para consumidores conectados em baixa tensão, como pequenos negócios, exceto consumidores residenciais;
  • 7,40% de aumento para consumidores residenciais.

Reajuste Enel RJ

  • 4,91% de desconto para consumidores conectados em alta tensão, como as grandes empresas;
  • 6,18% de aumento para usuários de baixa tensão, como os pequenos negócios, exceto os consumidores residenciais;
  • 6,01% de aumento para usuários residenciais.

Conta de luz mais cara: veja como economizar

Economizar o consumo de energia elétrica é benéfico não só para o bolso, como para sustentabilidade do planeta. Para isso, ter atenção a algumas dicas pode auxiliar na redução da conta no final do mês.

Uma dica básica e simples é não deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Além disso, trocar os modelos comuns por uma de LED pode ser interessante. Apesar ser mais cara no mercado, oferecem maior durabilidade e desempenho, garantindo uma boa luminosidade para a sua residência.

continua depois da publicidade

Outra dica na busca por economizar energia elétrica é optar por aparelhos mais modernos, pois os mais antigos tendem a ter um consumo maior. Assim, modelos mais recentes oferecem um melhor aproveitamento.

Deixar alguns aparelhos plugados na tomada, mesmo sem estar utilizando, também consome energia elétrica. Dentre aqueles que podem ser deslizados, são a televisão, micro-ondas, notebook, computador e aparelho de som.

Os aparelhos eletrodomésticos que geram calor, como os chuveiros elétricos, consomem mais eletricidade do que outros dispositivos. Por isso, aproveite o final verão, com altas temperaturas, e troque o banho quente pelo frio. Se não for possível, reduza o tempo da atividade para todos os moradores e aproveite para economizar água da casa.

continua depois da publicidade

Quem possui ar-condicionado deve limpá-lo de maneira regular, de preferência a cada seis meses. Quando o aparelho está sujo demanda uma maior potência do temporizador, que precisa ser acionado mais vezes. Assim, haverá um maior consumo de energia.

O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais gastam energia. A recomendação é de que quando estiver usando sempre feche as janelas e as portas. Também é interessante ativar um tempo para ele ficar ligado durante a noite e desligar de maneira automática. Quando for escolher o modelo, opte por aquele que tenha potência adequada ao tamanho do ambiente.

No uso da máquina de lavar em casa, é importante evitar sua utilização para uma pequena quantidade de roupas. Para economizar energia elétrica, a dica é juntar muitas peças para fazer o uso com menos frequência. Além disso, assim como do ar-condicionado, é preciso manter limpo o filtro da máquina.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade