'Planeta Proibido': NASA descobre um planeta gigante fora do sistema solar

Os astrônomos estão tentando descobrir como se formou esse planeta, que tem o tamanho de Júpiter e desafia todas as leis da ciência.

Um grupo de astrônomos da NASA descobriu um planeta chamado TOI -5205b que é conhecido como um "planeta proibido" porque desafia todas as leis conhecidas até agora. É um planeta do tamanho de Júpiter que chamou a atenção dos pesquisadores por orbitar em torno de uma estrela vermelha muito pequena, classificada entre as "anãs M", que é chamada de TOI-5205.

continua depois da publicidade

Esta estrela anã vermelha tem cerca de 40% do tamanho e massa do nosso Sol e tem uma temperatura de cerca de 3.127 °C (o Sol tem 5.527 °C).

Devido às suas características de tamanho e brilho, essas estrelas não são ideais para a formação de planetas. É por essas razões que o TOI-5205b é chamado de "planeta proibido" porque sua criação não deveria ter ocorrido naquela área.

Shubham Kanodia, autor de um relatório publicado no The Astronomical Journal que fala sobre esse assunto, apontou que a descoberta do exoplaneta e da estrela TOI-5205b nos permite aprofundar nosso conhecimento sobre a origem desses astros.

continua depois da publicidade
Leia também

No momento, uma equipe de astrofísicos e outros cientistas planeja usar o Telescópio Espacial James Webb como um meio para estudar mais a interação entre o 'planeta proibido' e a estrela anã gravitante.

O que são anãs vermelhas?

As estrelas anãs vermelhas são pequenas e relativamente frias que também são o tipo mais comum de estrelas no universo. Elas também são conhecidas como estrelas do tipo M, pois possuem tipos espectrais de M0 a M9.

continua depois da publicidade

As anãs vermelhas têm uma massa de cerca de 0,08 a 0,5 vezes a massa do Sol e uma temperatura de superfície de cerca de 2.500 a 4.000 Kelvin. Elas são muito menores e mais escuras que o nosso Sol, com uma luminosidade inferior a 0,5% da do Sol. Como resultado, elas emitem a maior parte de sua luz nas partes vermelha e infravermelha do espectro eletromagnético, justificando sua característica cor vermelha.

Estrelas anãs vermelhas são conhecidas por terem uma vida muito longa, com algumas estimadas em trilhões de anos. Elas também costumam ser muito estáveis, com relativamente poucas manchas solares e erupções.

Devido à sua longa vida útil e estabilidade, alguns cientistas acreditam que elas podem ser bons candidatos para sustentar a vida em planetas que as orbitam, especialmente se esses planetas estiverem localizados na zona habitável da estrela.

continua depois da publicidade

Nos últimos anos, os astrônomos descobriram muitos exoplanetas orbitando estrelas anãs vermelhas, como o TOI-5205b. Isso levou a um aumento do interesse em estudar as anãs vermelhas e seu potencial para sustentar a vida.

Como o "planeta proibido" foi formado?

A descoberta deste sistema planetário desafia as teorias sobre a formação dos planetas. As estrelas são formadas por extensas nuvens de gás e poeira no espaço. O material que sobrou dessa formação gira em torno da estrela e cria uma espécie de círculo ou disco onde nascem os planetas.

A princípio, de acordo com o estudo, se não houver material rochoso suficiente no disco para formar o núcleo inicial, um planeta gigante gasoso não pode se formar. E, no final, se o disco evaporar antes que o núcleo massivo se forme, um gigante gasoso também não é criado.

No entanto, esse corpo celeste se formou. Com base em nossa compreensão nominal atual da formação do planeta, o TOI-5205b não deveria existir; por isso é um planeta 'proibido'.

O planeta foi descoberto graças ao Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA. A missão foi lançada em 2018 e visa examinar a luz das estrelas mais próximas e brilhantes para detectar reduções nessa luz. Caso uma estrela tenha reduções de luz, significa que ela tem planetas que a orbitam.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade