Golpe das dívidas: Serasa alerta consumidores contra fraudes

Criminosos se aproveitam do Feirão Limpa Nome para aplicar golpes nos consumidores. Para evitar que isso ocorra, a Serasa faz alerta aos usuários para não caírem em fraudes.

A Serasa deu início recentemente ao Feirão Limpa Nome, mutirão nacional de negociação de dívidas que está oferecendo descontos de até 99% dos débitos. Para renegociar suas pendências, os consumidores podem acessar, por exemplo, os canais oficiais da empresa, como site, aplicativo e WhatsApp. E é nessa hora que golpistas aproveitam a oportunidade para aplicar fraudes em suas vítimas.

continua depois da publicidade

Eles usam da facilidade oferecida de negociar dívidas por meios de canais digitais para, por exemplo, enviar boletos e links falsos a suas vítimas por meio de e-mail e WhatsApp, bem como criar perfis falsos em redes sociais e sites fraudulentos.

Para evitar que os consumidores caíam em golpes durante o Feirão Limpa Nome, a Serasa adotou medidas, como o monitoramento de ferramentas digitais para derrubar os perfis falsos criados em redes sociais e sites fraudulentos. O procedimento é feito por uma equipe especializada de técnicas que, ao identificarem páginas suspeitas, solicita a retirada do ar aos provedores.

Além disso, a Serasa alerta seus consumidores para que eles não sejam vítimas de criminosos. Se você deseja renegociar suas dívidas por meio do Feirão Limpa Nome, veja abaixo as orientações da empresa para não cair no golpe das dívidas.

continua depois da publicidade
Leia também

Orientações para não cair em golpes no Feirão Limpa Nome

A Serasa alerta os consumidores que:

  • Não envia boletos ou códigos pelas redes sociais;
  • Não entra em contato com consumidores por meio de mensagens para falar sobre pagamentos;
  • Não gera boletos em nome de pessoas físicas;
  • A negociação de dívidas é feita somente pelos canais oficiais da empresa (veja abaixo quais são) e em algumas das agências dos Correios.

Além disso, a Serasa solicita aos consumidores que adotem cuidados no ambiente digital para não serem vítimas de fraudes. Veja, a seguir, quais são esses cuidados.

continua depois da publicidade

Use a ferramenta Validador de Boletos e Chaves Pix

A Serasa oferece aos consumidores de forma gratuita a ferramenta Validador de Boletos e Chaves Pix, por meio da qual eles conseguem validar o meio de pagamento. Se estiver validado, o documento é considerado seguro e o pagamento pode ser realizado.

No entanto, se não for validado, há dois cenários possíveis: o pagamento pode ser de outra empresa ou ser uma tentativa de golpe. Na dúvida, a Serasa solicita que o consumidor verifique os dados imediatamente, principalmente sobre o beneficiário indicado, antes de realizar a transação.

A ferramenta Validador de Boletos e Chaves Pix está disponível no site e no aplicativo da Serasa. Para usá-la, basta o usuário fazer o seu login, selecionar a opção “soluções” e depois “validar o meio de pagamento”. Por fim, é só preencher o campo com o código recebido.

continua depois da publicidade

Não clique em links de origem desconhecida

Ao tentarem aplicar golpes, criminosos costumam enviar links maliciosos, ofertas de acordos e boletos falsos, por meio de aplicativos de mensagens e e-mails. Inclusive, eles enviam boletos muito semelhantes ao que o consumidor utiliza normalmente para efetuar seus pagamentos.

Por isso, a Serasa orienta aos usuários que verifique todas as informações constantes no documento e faça a validação na ferramenta Validador de Boletos e chaves Pix.

Além disso, sugere que, ao tentarem identificar páginas oficiais da empresa, os usuários observem se na barra de navegação aparece a letra “S” após o http e um cadeado de segurança no navegador. Caso não haja esse cadeado, é sinal de que o site não é considerado seguro e pode ter sido criado com o objetivo de aplicar golpes ou até mesmo roubar dados dos consumidores.

Lembre-se que a Serasa não envia propostas

A Serasa informa que não envia mensagens a usuários em redes sociais com o envio de propostas. Caso receba, tenha em mente que se trata se um perfil falso que está se passando pela empresa. Por isso, denuncie tal perfil.

Não clique em mensagens chamativas ou suspeitas

Para enganar suas vítimas, os criminosos costumam enviar mensagens que despertam gatilhos emocionais, como a curiosidade, os benefícios e o sentimento de solidariedade. Exemplos dessas mensagens são “Sua fatura do mês chegou” e “Temos uma oferta imperdível”. A orientação da Serasa é não clicar nessas mensagens que são enviados por números ou perfis desconhecidos.

Certifique-se de que se trata de um site seguro

Para não cair em fraudes, a Serasa sugere aos consumidores que se certifiquem de que se trata de um site seguro. Para tanto, eles precisam verificar se na URL possui o “https”; se na barra de navegação tem o ícone de cadeado; e se contém a inscrição “site seguro”. Caso não haja esses elementos, os usuários devem desconfiar.

Quais são os canais oficiais da Serasa?

Como dito, a negociação de dívidas por meio do Feirão Limpa Nome está sendo feita pelos canais oficiais da Serasa, quais sejam:

  • Site da Serasa;
  • App da Serasa (Android e iOS);
  • WhatsApp: 11 99575-2096;
  • Telefone: 0800 591 1222. A ligação é gratuita.

Caso o consumidor prefira, ele pode consultar e negociar suas dívidas se forma presencial em alguma das agências dos Correios. Porém, para tanto, é preciso realizar o pagamento de uma taxa de R$ 3,60.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade