Qual é o próximo feriado nacional? Veja quando haverá folga

Os feriados nacionais de 2023 poderão ajudar a tirar do papel todos os planos de viagem que foram adiados no ano passado. Veja o calendário abaixo.

O calendário de 2023 está repleto de folgas que podem ser prolongadas, sendo oito feriados nacionais (um deles já ocorrido em 1º de janeiro), e dois pontos facultativos restantes (o primeiro foi o Carnaval). Além disso, todos os feriados estão programados para ocorrer às segundas, terças, quintas ou sextas-feiras, permitindo que aqueles que podem aproveitar os fins de semana se preparem para viagens ou atividades de lazer.

continua depois da publicidade

No total, a combinação de feriados nacionais, pontos facultativos, fins de semana e possíveis dias emendados resultará em 33 dias sem trabalho.

Vale lembrar que a primeira oportunidade de folga foi durante o feriado de Carnaval 2023, que ocorreu nos últimos dias 20 e 21 de fevereiro. Embora o feriado seja tradicional, ele é considerado facultativo até a quarta-feira de Cinzas, às 14h.

Assim, a maioria das pessoas não trabalhou na segunda-feira (20) e só retornou ao expediente na quarta-feira (22), após o meio-dia.

continua depois da publicidade
Leia também

Qual é o próximo feriado nacional?

Após o Carnaval, vem a Semana Santa e o feriado da Páscoa, celebrados de sexta-feira (7 de abril) a domingo (9), seguidos do feriado de Tiradentes (21 de abril), que este ano cai em uma sexta-feira.

O mês subsequente também oferece uma pausa prolongada, com o Dia do Trabalho em 1º de maio caindo na segunda-feira. Isso fornece três dias de descanso adicionais para aqueles que não trabalham nos finais de semana. Para fechar o primeiro semestre, o feriado de Corpus Christi cai na quinta-feira, dia 8 de junho, ponto facultativo, de acordo com o governo federal.

continua depois da publicidade

Quais são os feriados e pontos facultativos do segundo semestre?

Os feriados do segundo semestre de 2023 são Dia da Independência (7 de setembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Dia de Finados (2 de novembro), que caem todas às quintas-feiras, garantindo mais três dias de folga aos trabalhadores brasileiros.

O feriado da Proclamação da República será na quarta-feira, 15 de novembro. O Dia da Consciência Negra, celebrado em muitas cidades, não é feriado nacional, mas cai na segunda-feira, 20 de novembro, proporcionando três dias consecutivos de folga nos lugares onde o feriado é estabelecido por decreto estadual ou municipal.

Por fim, a dupla Véspera e Dia de Natal (24 e 25 de dezembro) e Réveillon (31 de dezembro e 1º de janeiro de 2024) oferecerá três dias consecutivos de folga. As festividades de final de ano acontecem no domingo e na segunda-feira.

continua depois da publicidade

Feriados bancários

Diante de tantos feriados, é necessário planejar o pagamento de contas e boletos. Por isso, a Federação Brasileira dos Bancos, divulgou o calendário de feriados bancários composto por 11 datas ao todo, em que não haverá expediente nas agências.

Além disso, a entidade lembra que no dia 19 de dezembro (último dia útil do ano), os bancos funcionarão em horário especial. Confira as datas abaixo:

  • 20 de fevereiro, segunda-feira: Carnaval;
  • 21 de fevereiro, terça-feira: Carnaval;
  • 07 de abril, sexta-feira: Sexta-feira da Paixão;
  • 21 de abril, sexta-feira: Dia de Tiradentes;
  • 1º de maio, segunda-feira: Dia do Trabalho;
  • 8 de junho, quinta-feira: Corpus Christi;
  • 7 de setembro, quinta-feira: Independência do Brasil;
  • 12 de outubro, quinta-feira: Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro, quinta-feira: Dia de Finados;
  • 15 de novembro, quarta-feira: Proclamação da República;
  • 25 de dezembro, segunda-feira: Natal.

A Febraban recomenda que os clientes priorizem o uso de sites e aplicativos para serviços como pagamento de contas e transferências em dias não úteis.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade